10/10/2024 08h00 - Atualizado em 14/10/2024 12h53

Vigilância Sanitária recebe reconhecimento nacional por avanços no controle de infecções e segurança do paciente

A Vigilância Sanitária do Espírito Santo, vinculada à Secretaria da Saúde (Sesa), foi reconhecida nacionalmente pelo cumprimento das metas de Segurança do Paciente e Controle de Infecções. O certificado de superação foi entregue na última quarta-feira (09), durante reunião anual das Coordenações de Controle de Infecções Relacionadas à Saúde (CECIRAS) e dos Núcleos de Segurança do Paciente da Vigilância Sanitária (NSP VISA), promovida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Brasília.

O evento contou com a presença das referências técnicas da Secretaria da Saúde (Sesa) Najla Nagib, Brunela Oliveira e Elisa Barcelos, integrantes dos setores CECIRAS/ES e NSP VISA/ES, pertencentes ao Núcleo Especial de Vigilância Sanitária, que foram reconhecidas pelo comprometimento e dedicação, destacando-se como líderes regionais.

Durante a reunião, foram apresentados os resultados das atividades desenvolvidas em 2024 e discutidas as ações nacionais previstas para 2025, alinhadas ao Programa Nacional de Prevenção e Controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (PNPCIRAS) e ao Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde. Os participantes também abordaram os desafios enfrentados no desenvolvimento do trabalho nas diferentes regiões e estados. 

Uma das principais inovações apresentadas no evento foi a adoção do método de gestão OKR (Objective and Key Results), que tem como objetivo alinhar as prioridades regionais com metas claras e mensuráveis. Por meio de oficinas regionais, foram discutidas possíveis soluções para os problemas identificados, com o objetivo de implementar ações eficazes que contribuam para o alcance das metas nacionais.

O Espírito Santo foi destacado por alcançar as metas nacionais e inovar com projetos, como o diagnóstico dos Núcleos de Segurança do Paciente em hospitais; a publicação de relatórios com indicadores de IRAS e Segurança do Paciente no site da Sesa; a implantação da segurança do paciente e controle de infecção nos serviços de diálise; a análise e devolutiva dos eventos adversos notificados ao sistema NOTIVISA 2.0; e a participação de 90% dos hospitais com UTI e diálise na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente.

Os setores CECIRAS e NSP VISA/ES foram reconhecidos como essenciais para o avanço da qualidade e segurança do paciente no Estado. Além disso, a região Sudeste, representada tanto pela CECIRAS quanto pelo NSP VISA, recebeu o prêmio na categoria “Integração”, reconhecendo sua importância na condução de ações para o controle de infecção e segurança do paciente.


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br     

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard