19/06/2024 11h04

Webinários capacitam profissionais da saúde em temáticas importantes na atuação da Urgência e Emergência no Estado

A Rede de Urgência e Emergência (RUE), da Secretaria da Saúde (Sesa), deu início a uma série de encontros on-line, por meio de lives no canal da Sesa no YouTube. A ação visa à capacitação e à atualização de profissionais da saúde e acadêmicos da área no manejo clínico de assuntos que englobam o trabalho na linha de frente de unidades de urgência e emergência em todo Espírito Santo, as chamadas “WebRUE”. Nessa segunda-feira (17), aconteceu a 4ª “WebRUE”, que abordou a temática da saúde mental.

“Para este mês de junho, ministramos a capacitação voltada ao manejo clínico adulto e pediátrico de urgências psiquiátricas na Rede de Urgência e Emergência, mostrando a importância do trabalho contínuo e multidisciplinar para a rotina dos serviços no atendimento aos quadros de crises psiquiátricas”, explicou a referência estadual da RUE, Júlia Zanon.

De acordo com a profissional, nos encontros são concedidas explicações para o atendimento adulto ou pediátrico, ou os dois, com a participação de profissionais especialistas convidados. Além disso, os webinários acontecem em três turnos (manhã, tarde e noite), possibilitando uma maior adesão aos encontros ao vivo, que fornecem aos participantes um certificado para aqueles que assinam a lista de presença disponibilizada no encontro. Toda estrutura conta com o apoio da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), da Sesa.

“É uma iniciativa totalmente voluntária e sem nenhum tipo de remuneração extra. São profissionais referência no Estado que são convidados e participam ministrando as capacitações ao vivo”, disse Júlia Zanon.

Iniciada em fevereiro deste ano, a WebRUE já discutiu assuntos, como o manejo clínico adulto e pediátrico da dengue; as Síndromes Respiratórias Pediátricas; e o manejo inicial do Politrauma. Todas essas capacitações ficam salvas no canal da Sesa no YouTube.

“Temos uma média de 200 participantes a cada turno. Tem sido uma adesão importante, uma vez que durante a capacitação ao vivo os participantes também podem tirar dúvidas. É uma ação que fortalece os componentes da Rede de Urgência e Emergência no Estado e, principalmente, fomenta a política de educação permanente”, frisou Júlia Zanon.

Sobre as “WebRUE’s”

Com as “WebRUE’s”, objetiva-se poder capacitar profissionais que atuam na Rede de Urgência e Emergência (RUE) capixaba e estudantes da área da saúde de forma a promover a educação permanente em saúde em todos os componentes da RUE, além de atualizá-los com dicas de manejo clínico com a participação de referências no Estado sobre os assuntos a serem trabalhados, e ter um espaço para tirar dúvidas.

Para a participação, a equipe da Rede de Urgência e Emergência (RUE), da Secretaria da Saúde, composta pelos profissionais da saúde Alysson Almeida Lorentz, Carlos Roberto Guerra Freitas e Júlia Zanon Gomes, envia o convite a toda rede que compõe a RUE, como Unidades de Pronto Atendimento (UPA), em Pronto Atendimento (PA), Prontos-Socorros hospitalares, em hospitais de pequeno porte, além das referências técnicas municipais e regionais, entre outros. O convite é enviado também às entidades de Ensino Superior para a divulgação aos acadêmicos da área da saúde.

Até o momento, foram realizados quatro encontros on-line, que somam mais de sete mil visualizações no Youtube e mais de 2,7 mil certificados. Em fevereiro, foi sobre a temática da dengue; em abril, com as urgências em Síndromes Respiratórias pediátricas; em maio, sobre o manejo inicial do Politrauma; e agora em junho, com manejo clínico de urgências psiquiátricas. A expectativa da equipe é que os webinários possam ocorrer mensalmente.

“E que a cada mês possamos abordar as temáticas de relevância em saúde que impactam a Rede de Urgência e Emergência naquele período para deixar o assunto bem recente aos profissionais, e que estejam em concordância com o calendário da saúde, como foi em maio, que tivemos o ‘Maio Amarelo’, que fala sobre a redução dos acidentes de trânsito, e capacitamos sobre os politraumas”, destacou a referência técnica Julia Zanon.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard