10/07/2019 10h29 - Atualizado em 10/07/2019 10h30

Sesa discute cultura de paz e violência no II Encontro do Programa Saúde na Escola

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reuniu, na tarde desta segunda-feira (08), no Auditório do Sebrae, em Vitória, referências técnicas municipais da Saúde e da Educação para o II Encontro do Programa Saúde na Escola (PSE). O evento discutiu temáticas a respeito da cultura de paz e violência, como a automutilação e suicídio.

Nathalia Borba, referência técnica em Saúde Mental da Sesa, falou da importância de espaços promovidos pelo PSE para a discussões e orientações sobre o assunto. “A questão da automutilação e o comportamento suicida de crianças e adolescentes têm sido cada vez mais pautado pelos profissionais de saúde. E é de extrema importância esse espaço, pois a saúde não trabalha sozinha, e é fundamental articularmos com a educação, uma vez que as ações intersetoriais são essenciais, tanto para a prevenção, quanto para o tratamento”, disse.

As referências municipais receberam orientações dos psicólogos Josélio Demuner Ferreira e Ivana Carneiro Botelho. Além da palestra da psiquiatra Christiane Andriolo Tesch, sobre “Suicídio e Auto-lesão no contexto escolar”.

“A escola é a rede social mais efetiva da criança, um espaço onde vivem grande parte da sua vida. Falar sobre suicídio na escola tem que ser frequente para desmistificar, uma vez que é classificada pela OMS como um grande problema de saúde mental e 90% desses casos poderiam ser evitados com ações de prevenção”, informou a psiquiatra.

Além de abordar sobre Cultura da Paz, foram tratados temas como “Atualização em Sexualidade na Adolescência”, com a pediatra especializada em Ginecologia Infanto-Puberal, Sylvia Ribeiro do Val Baiense; “Saúde Bucal”, com as referências estaduais Priscila Borgo e Sandra Schmidt; “A saúde do escolar por um olhar da fisioterapia”, com a referência técnica da Sesa Carolina Perez Campagnoli; e realizada uma “Vivência”, com dança sênior, proposta pela terapeuta ocupacional Daniele Stange.

 

Programa Saúde Na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial da Saúde e da Educação. O Ministério da Saúde propõe 12 ações para serem trabalhadas no período de dois anos. No Espírito Santo são 70 municípios participantes, que recebem recursos diretamente do Ministério da Saúde.

“O objetivo maior do PSE é a promoção da saúde. E o papel do Estado é incentivar os municípios a trabalharem essas ações, fornecendo capacitações e encontros ao longo do ano para discussões das temáticas e trocas de experiências”, explica Érika Saiter, representante estadual do Programa Saúde na Escola.

 

Centro de Valorização da Vida

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. O contato pode ser feito por meio do 188 ou pelo portal https://www.cvv.org.br/

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro

(27) 3347-5642 / 3347-5643

asscom@saude.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard