11/06/2019 15h28 - Atualizado em 11/06/2019 15h30

6ª SIPAT do Hospital Dr. Jayme começa com depoimentos de funcionários

Funcionários do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, acompanharam a abertura da 6ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), que começou nessa segunda-feira (10). O primeiro dia do encontro foi marcado por depoimentos de colaboradores incentivando sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Alguns vídeos exibidos chamaram a atenção dos participantes, entre eles, a mensagem da enfermeira referência da Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC), Carolina Colnago.

“Nosso dia a dia é bastante movimentado e os acidentes podem acontecer, justamente, pela falta de atenção e cuidado com nós mesmos. Na UADC começamos um trabalho de atenção e gentileza entre os funcionários. Todos somos responsáveis e nossa obrigação é cuidar também do colega. Depois dessa conscientização não registramos mais nenhum acidente de trabalho”, afirmou a enfermeira.

Além dos vídeos exibidos, as lições aprendidas também foram exemplo para os funcionários que participaram do primeiro dia da SIPAT do Hospital Dr. Jayme. O técnico de enfermagem, Thiago Augusto de Souza, contou sobre seu primeiro acidente de trabalho. Funcionário da unidade há quase quatro anos, ele não utilizava os óculos de proteção quando ajudava no procedimento de um paciente.

“Eu estava todo paramentado com luvas e capote, mas não coloquei os óculos de proteção. O médico foi anestesiar um paciente e a pressão da agulha fez voar secreção nos meus olhos. Pensa no desespero! Graças a Deus fizemos os testes e, no final, deu tudo certo, mas a lição foi aprendida. Agora, sempre que me encontram, eu estou com os óculos na cabeça pronto para utilizá-los”, disse Thiago Augusto.

O primeiro dia do encontro contou ainda com a palestra “Autoconfiança e a relação com o acidente de trabalho”, ministrada pela enfermeira e coaching Fabrícia Mazzoni. A SIPAT do Hospital Dr. Jayme segue até a próxima sexta-feira, dia 17 de junho, com ações de conscientização, teatros e palestras.

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro

(27) 3347-5642 / 3347-5643

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

E-mail: ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

(27) 3331-7552

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard