22/04/2025 17h21 - Atualizado em 22/04/2025 17h22

‘Abril pela Segurança do Paciente’ mobiliza profissionais e instituições em prol da qualidade na assistência à saúde

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Comissão Estadual de Segurança do Paciente do Núcleo Especial de Vigilância Sanitária (CESP/VISA), em conjunto com as Comissões Regionais de Segurança do Paciente, convida profissionais da saúde, gestores, pacientes e a sociedade em geral para mais uma edição da campanha “Abril pela Segurança do Paciente”.

A iniciativa, de alcance nacional, visa a promover a qualidade e a segurança na assistência em saúde, incentivando a adoção de práticas seguras nos estabelecimentos de saúde e a construção de uma cultura organizacional voltada ao cuidado centrado no paciente.

No Espírito Santo, a campanha é coordenada pela CESP/VISA e pelas Comissões Regionais de Segurança do Paciente, instituídas desde 2013, que atuam de forma contínua no estímulo à disseminação da cultura de segurança, à qualificação do cuidado e à articulação entre os diversos níveis de atenção.

Neste ano de 2025, a campanha traz como tema “Mais Acesso e Cuidado Integrado”, com o slogan “Qualidade em Toda a Jornada!”, ressaltando a importância da integração entre os serviços de saúde para garantir um cuidado contínuo, seguro e equitativo.

“A proteção à saúde dos pacientes tem início com um sistema de saúde que seja acessível, bem estruturado e focado nas necessidades de cada pessoa”, destaca a coordenadora da Comissão Estadual de Segurança do Paciente da Vigilância Sanitária (CESP/VISA), Najla Nagib.

Ela ressalta ainda que a ação também está alinhada às diretrizes do Plano Global de Ação para a Segurança do Paciente e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reafirmando o compromisso com a ampliação do acesso, a redução das desigualdades e o fortalecimento das redes de cuidado centradas nas necessidades do cidadão.

Como parte da mobilização, serão realizados dois eventos em formato virtual, promovidos em parceria com a Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp) e o Grupo de Estudos sobre Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente (GQualis) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).


Webpalestras:

Dia 23 de abril de 2025 – 14h

Tema: “Abril pela Segurança do Paciente – Mais Acesso e Cuidado Integrado, Qualidade em Toda a Jornada”

Palestrantes:

  • Flavia Fernandes Pinto (Farmacêutica) – Gerente de Qualidade do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
  • Marina Ferreira de Almeida (Enfermeira), Emanuela Garcia (Médica) e Leandra Grago (Assistente Social) – Escritório de Gestão da Alta do Hucam

Link do WEBINAR: https://us02web.zoom.us/j/81919914064?pwd=trH17H5Yx3rMeU2Zl0RBoDIw7gEvrS.1

Senha de acesso: 633615 - ID do webinar: 819 1991 4064

 

Dia 30 de abril de 2025 – 14h

Tema: “Abril pela Segurança do Paciente – Os Direitos do Paciente”

Palestrante:

  • Aline Albuquerque (Advogada da União, Doutora em Ciências da Saúde, Diretora do Instituto Brasileiro de Direito do Paciente e da SOBRASP)

Link do WEBINAR: https://us02web.zoom.us/j/89937855011?pwd=RO0xtwuRgHoS5kixNY1WF8j6aHcH8Z.1

Senha de acesso: 698372 - ID do webinar: 899 3785 5011

A CESP/VISA incentivou ainda que os Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) dos serviços de saúde do Estado promovessem ações educativas internas ao longo do mês de abril, contribuindo para o fortalecimento de práticas seguras e humanizadas no cuidado aos pacientes.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard