Abril Verde tem atividades no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
O movimento Abril Verde ganhou ações também no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra. A equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) organizou atividades por todos os setores. O projeto Papos Seguros orientou sobre o uso de equipamentos de proteção individual (EPI’s), esclareceu dúvidas quanto às principais lesões que acometem os trabalhadores da saúde e informou sobre os fluxos e procedimentos da instituição.
A técnica em Segurança do Trabalho do Hospital Dr. Jayme, Dayane Cunha, explica que os Papos Seguros são uma rotina na unidade. “Nós temos um cronograma a ser seguido. A agenda contempla todos os setores e temas diferenciados, assim, os assuntos trabalhados em áreas administrativas são diferentes das áreas assistenciais. Além disso, o momento é também de esclarecer as dúvidas e de mostrar ao funcionário que o Sesmt está ali para auxiliá-lo no que for preciso”, disse Dayane.
As ações acontecerem ao longo do ano, mas, em abril, o Sesmt foi além e, desde o início do mês, a fachada da instituição está iluminada com a cor verde, símbolo do movimento Abril Verde. Nas últimas quarta-feira (17) e quinta-feira (18), na entrada do refeitório do Hospital Dr. Jayme, um grupo de profissionais se reuniu para chamar atenção dos funcionários.
“Essa é sobretudo uma atividade lúdica. A pintura das mãos e as cores vivas são, justamente, para firmar um compromisso com os funcionários. O compromisso com a sua saúde e segurança”, lembrou a engenheira do trabalho da unidade, Juliana Vescovi.
Durante os dois dias, os funcionários puderam conhecer melhor o que é o Abril Verde, e tiveram à disposição um profissional para aferir pressão arterial e glicose e foram orientados quanto a sua saúde. A ginástica laboral também fez parte da programação. Um instrutor, acompanhado de profissionais da Medicina do Trabalho, percorreu os setores da unidade ensinando os melhores exercícios para o dia a dia no trabalho.
“Cuidar da segurança dos nossos funcionários é nosso dever, mas vamos além e tratamos a pessoa em sua integralidade, buscamos ouvi-la e levar saúde ao seu à sua rotina de trabalho. São pequenas ações que demonstram o cuidado que temos com cada um”, justificou Denise Monfardini, técnica de enfermagem do setor de Medicina do Trabalho do Hospital Dr. Jayme.
A técnica de enfermagem da Urgência e Emergência do Hospital Dr. Jayme, Neuzeli Costa, participou da brincadeira e estimulou a participação dos colegas. “Os acidentes de trabalho acontecem e, muitas vezes, por descuido nosso, pela falta de atenção. Eu acho essas atividades importantes porque fazem a gente pensar nos riscos e, pior ainda, mostra que pode acontecer com a gente”, lembrou a técnica de enfermagem.
Abril Verde
O Abril Verde é um movimento de iniciativa popular que chama a atenção da sociedade brasileira para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. A escolha do mês é em homenagem ao dia 28 de abril, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Nesta data, no ano de 1969, ocorreu uma explosão na mina da cidade de Farmington, estado da Virgínia, nos Estados Unidos, matando 78 trabalhadores. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) também instituiu, em 2003, a data como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro
Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
E-mail: ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br
Tel: (27) 3331-7552