Abril Verde: Vigilância em Saúde da região Metropolitana faz alerta de prevenção de acidentes e doenças do trabalho

Abril é o mês dedicado à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Com o intuito de alertar para os riscos do estresse e incentivar ações que relaxam a mente e o corpo, o Núcleo de Vigilância em Saúde da região Metropolitana tem promovido, durante toda a semana, uma série de ações com servidores que atuam na Superintendência Regional de Saúde de Vitória (SRSV) e no Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano.
Nessa terça-feira (25), os profissionais participaram de uma roda de conversa com o tema “Trabalho, Neurociência e Controle do Estresse”. Durante o diálogo, a especialista ensinou e praticou com os profissionais exercícios que aumentam a concentração, estimulam o equilíbrio e aliviam o estresse do cotidiano, principalmente aqueles provocados pelas atividades desenvolvidas no trabalho. Também foram discutidos a importância da expressão corporal e os sinais apresentados pelo corpo humano que podem indicar estresse elevado.
O encontro foi realizado em parceria com o Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Cidade e mediado pela médica e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Adriana Madeira.
“As principais doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e diabetes, são pró-inflamatórias, que podem estar relacionadas também ao estresse. Quando você exercita o corpo e a mente, é possível controlar a inflamação e esse foi o nosso principal objetivo durante a ação com os profissionais. Trabalhamos com algumas técnicas que ajudam na redução do estresse, estimula a autoestima e auxilia no convívio harmônico com os colegas de trabalho”, destacou a especialista Adriana Madeira.
Exposição “ReCREando Memórias”
Para aproximar os colegas e apresentar a história de alguns dos profissionais que atuam na Regional de Vitória e no CRE Metropolitano, a equipe do Núcleo de Vigilância em Saúde organizou a exposição “ReCREando Memórias”, em que servidores de diversas áreas expressam o sentimento de trabalhar nesses locais e contam um pouco da trajetória na área da saúde. Além disso, algumas fotos foram selecionadas e expostas em formato de varal de imagens. O trabalho pode ser conferido no refeitório principal do prédio até esta sexta-feira (28).
A referência técnica em Vigilância em Saúde do Trabalhador da região Metropolitana, Lilian Lopes, destacou a importância da ação e a expectativa de novos trabalhos relacionados ao tema.
“Acredito que mudanças de hábitos e algumas estratégias para aumentar a convivência e reduzir o estresse proporcionam um ambiente mais unido e tranquilo para o desenvolvimento do trabalho, sendo essa a principal motivação da equipe durante a organização das ações. A expectativa é garantir mais atividades como essas e de forma corriqueira, levando sempre um momento de descontração para todos”, ressaltou Lilian Lopes.
Durante todo o mês de abril, a equipe da Vigilância em Saúde também acompanhou as ações realizadas em alusão ao Abril Verde em diversos municípios da região Metropolitana, auxiliando na organização e apresentação das atividades.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Mike Figueiredo / Luciana Almeida
asscom@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Metropolitana de Saúde
Danielly Schulthais
daniellyschulthais@saude.es.gov.br