11/06/2019 12h55 - Atualizado em 11/06/2019 12h59

Ação anima usuários e colaboradores do Hospital Estadual de Urgência e Emergência

A assistente social Paula Campos tem o hábito de entregar bilhetes com textos motivacionais e versículos bíblicos durante os atendimentos realizados com pacientes e acompanhantes do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, na quinta-feira (06). A iniciativa da profissional, iniciada em setembro do ano passado, conquistou também os colegas de trabalho.

“O ambiente hospitalar é um local que devemos acolher as pessoas, pois elas estão fragilizadas devido ao estado de saúde. E no final, o ganho é mútuo, pois também somos recompensados com o carinho dos usuários e profissionais do hospital”, comentou a assistente social.

A iniciativa ganhou reforço com a participação de colaboradores de vários setores do hospital. De forma descontraída, com perucas e instrumentos musicais, eles visitaram os leitos das enfermarias e emocionaram as pessoas. Uma delas foi a diarista Luciane Mendes, que há 12 dias acompanha a mãe no hospital. “Essa é a primeira vez que vejo uma ação dessa dentro de um ambiente hospitalar. Fiquei muito feliz com a alegria do pessoal. A equipe está de parabéns”, disse.

A paciente Nilza Vieira, mãe da Luciene, acrescentou que, com a presença dos colaboradores na enfermaria, ela até esqueceu que estava dentro de um hospital. “O dia ficou mais alegre com a presença deles aqui. Isso faz bem para nós que estamos aqui internados, cheios de saudades de casa”, contou a paciente.

 

Acolhimento no hospital

A visitação nos leitos, promovida por voluntários do Serviço de Capelania, acontece semanalmente no Hospital Estadual de Urgência e Emergência. Canções levam emoção para pacientes, acompanhantes, visitantes e colaboradores. Além disso, todas as quartas-feiras, no horário do almoço, acontece um momento de reflexão com o Grupo de Oração, composto por profissionais do HEUE. A assistência ao acompanhante também é realizada na unidade. Nas sextas-feiras é realizada a Reunião de Acolhimento, que tem o objetivo de orientar os usuários quanto à rotina do hospital.

O HEUE é um hospital público, referência capixaba no atendimento ao trauma, administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

 

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro

Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE)

E-mail: comunicacao.heue@heueprosaude.org.br

Tel: (27) 3194-0122

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard