Alunos do CEET Vasco Coutinho produzem roupinhas para prematuros nascidos no Himaba

O governador Renato Casagrande participou, nesta terça-feira (06) da aula inaugural de 2019 do Centro Estadual de Educação Tecnológica (CEET) Vasco Coutinho. Na ocasião, o governador entregou o chamado Kit Canguru à diretora-geral do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, Ana Kecia Xavier.
Os kits com peças de roupas infantis são produzidos nos projetos “Canguru Capixaba” e “Doar Ação”. Os alunos do curso de Modelagem do CEET Vasco Coutinho fazem, durante as aulas, os materiais que serão doados às crianças prematuras internadas na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) do Himaba. O projeto é uma parceria entre o hospital e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).
Em seu discurso, o governador enfatizou a oportunidade que é estudar em um CEET. “O curso técnico não garante emprego, mas ter o curso técnico dá mais oportunidades. Algumas profissões estão fadadas a acabar e qual é o nosso caminho? Não esmorecer independentemente da idade. Se tiver uma oportunidade, agarre-a. Tudo está ligado à nossa capacidade de pensar, de ser criativo. Quem ficar parado, vai perder. Do lado do Governo não podemos deixar de ofertar vagas”, disse Casagrande.
A diretora-geral do hospital comentou a importância da parceria com o centro de educação tecnológica. “Primeiro porque estamos sendo agraciados com a doação dessas peças, que é muito útil em nossa unidade hospitalar. Segundo porque estamos proporcionando a utilização do que é produzido no curso pelos alunos. Temos muito a agradecer ao governador Renato Casagrande, toda a sua equipe e também ao CEET Vasco Coutinho”, disse Ana Kecia.
O governador destacou ainda a necessidade de chegar até os jovens que estão fora das salas de aula. “Temos mais de 60 mil jovens em idade escolar fora das salas de aula. Temos que buscar esses jovens. Quando vemos um evento cheio como este, com jovens com vontade de estudar, de se capacitar, é que percebemos que estamos no caminho certo”, afirmou.
Além do governador, a primeira-dama Virgínia Casagrande, a vice-governadora Jacqueline Moraes, além de outras autoridades estaduais e locais também participaram do evento.
O que vem no kit
Cada kit produzido pelos alunos do curso de Modelagem é composto por touca, par de luvas, camisola para a mãe e a faixa canguru, que amarrada ao corpo dos pais segura o bebê sem o apoio das mãos, dando mais conforto para os pais e a criança.
A coordenadora da Utin e da Unidade Canguru do Himaba, Sandra Cavati Ribeiro Santos, explicou que a Utin do hospital é composta pelas unidades de alto risco, médio risco e a canguru, onde o bebê recebe cuidados intermediários e a mãe pode permanecer no local 24 horas por dia, sob a supervisão da equipe hospitalar.
“O nome canguru foi escolhido por causa da posição que o neném fica com a mãe. O método promove o contato pele a pele (posição canguru) precoce entre a mãe/pai e o bebê, de forma gradual e progressiva, favorecendo vínculo afetivo, a estabilidade térmica, o estímulo à amamentação e o desenvolvimento do bebê”, explicou.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba)
E-mail: comunicacao.himaba@igh.org.br
Tel: (27) 3636-3187