26/12/2022 10h00

Ampliação e implementação de projetos estruturantes fortalecem novo perfil do Hospital Estadual de Atenção Clínica

Há exatos quatro anos, o Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC), localizado em Cariacica, iniciava uma nova jornada em prol do fortalecimento da Atenção Hospitalar capixaba. Com a ampliação em mais de 60 leitos e a implementação de projetos voltados à qualidade da assistência, o HEAC se consolida como uma das unidades estratégicas no Espírito Santo.

A ampliação de leitos na unidade estava entre os projetos prioritários do Governo do Estado para 2022, entretanto, a pandemia da Covid-19 acelerou os processos. A ampliação de leitos transformou o HEAC no hospital de retaguarda durante o processo de maior demanda por internação contra o vírus, entre 2020 e 2021.

Hoje, após a construção de novos leitos e a reforma estrutural no Hospital, a unidade disponibiliza 148 leitos de internação e 11 leitos de observação. No início de 2019, a unidade contava com 86 leitos de internação e 11 leitos de observação.

Neste cenário, para além do atendimento prolongado e de cuidados paliativos, e de referência na Região Metropolitana de Saúde no atendimento psiquiátrico, o HEAC ampliou sua assistência, disponibilizando à rede hospitalar do SUS capixaba leitos de clínica médica também voltada à população da região Metropolitana de Saúde.

O aumento da complexidade e da ampliação de leitos são traduzidos também em números assistenciais. Nos últimos quatro anos, o HEAC ampliou a sua internação em mais de 100%, passando de 432 internações em 2019, para 879 internações em 2022.

“Esses quatro anos foram marcados pelo aumento de complexidade clínica em nossa unidade, com mudança de perfil, consolidação da importância em rede e o ganho de novos leitos. Temos hoje um hospital mais rotativo no ponto de vista clínico e psiquiátrico, com um trabalho que colabora para tirar o estigma que tinha antes. Com o investimento e a mudança de perfil, somando ao atendimento humanizado e no trabalho de desospitalização, o paciente se sente de fato acolhido, cuidado e com a alta segura”, explicou o diretor geral na unidade, Felipe Goggi.

 

Projetos implementados e desenvolvidos nos últimos anos

Ainda segundo o diretor geral do HEAC, Felipe Goggi, as mudanças estruturais foram acompanhadas também da implementação de novos projetos, que aconteceram de forma concomitante ao período da pandemia. 

Na garantia do acesso ágil e qualificado aos leitos hospitalares, o Hospital Estadual de Atenção Clínica foi uma das unidades próprias pioneiras no desenvolvimento do Núcleo Interno de Regulação (NIR), do Escritório de Gestão de Altas (EGA) e do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), além de atuar também com a Medicina Hospitalar (MH).

Outro importante processo na unidade tem sido o desenvolvimento do trabalho dos profissionais residentes. O Hospital é campo de prática para a Residência Médica em Psiquiatria e das residências multiprofissionais em Cuidados Paliativos e em Saúde Mental.

“As residências profissionais além do caráter pedagógico e de promoção do conhecimento, visa também a melhorar atuação da assistência, pois são profissionais formados em contato com a prática em busca de soluções criativas”, destacou Goggi.

Os projetos, assim como a atuação das residências, são desenvolvidos pela Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).

A qualificação hospitalar faz parte do Programa de Gestão do Acesso e da Qualidade da Assistência nas Redes de Atenção à Saúde (PGAQ), já as residências pertencem ao Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS).

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi/ Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo

asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard