16/05/2019 09h00

Apartamentos também possuem focos do Aedes aegypti

Engana-se que acredita que somente as residências com quintais e áreas externas possuem ambientes que permitem a proliferação do Aedes aegypti. Dentro dos apartamentos também existem lugares que podem acumular água e se tornar criadouros do mosquito, como potes de água para os animais, floreiras em varandas, reservatórios de água para pássaros, pias e vasos sanitários pouco utilizados, atrás da máquina de lavar roupas na área de serviço, aparador de água de filtros de paredes e hortinhas nas janelas, por exemplo.

 

Veja aqui o 19º boletim da dengue.

 

Veja aqui o 19º boletim de zika.

 

Veja aqui o 19º boletim chikungunya.

 

Nos condomínios também é preciso ficar atento com a possibilidade de focos nas áreas comuns como piscinas e hidromassagens sem cobertura, churrasqueiras, lava-pés de piscinas, bromélias em jardins, banheiros e copas de salões de festas.

Por isso, seja em casas, apartamentos ou ambientes de trabalho como escritórios, é fundamental que as pessoas monitorem os locais que podem acumular água como sacolas plásticas, utensílios descartáveis e tantos outros pontos que podem virar foco do mosquito.

 

 

Como se prevenir:

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

- Tirar água dos pratos de plantas;

- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;

- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

 

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro

Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard