29/09/2017 09h35 - Atualizado em 29/09/2017 12h08

App em celular facilita a organização do atendimento na Rede Cuidar

Os pacientes que estão sendo atendidos na Rede Cuidar, em Nova Venécia, podem se perguntar por que os colaboradores do local não tiram os olhos e os dedinhos do celular? A resposta é simples: é que a unidade conta com um aplicativo interno que auxilia a equipe de abordagem no atendimento aos usuários do local.

Os aplicativos, também conhecidos pela abreviatura do termo "aplicação de software” (APPs), são ferramentas que podem ser instaladas no celular, e utilizadas de diversas maneiras, ajudando a resolver questões simples do cotidiano das pessoas.

No caso da Rede Cuidar, o APP fornece à equipe informações sobre a ordem de atendimento do paciente, para qual médico ele deve ser encaminhado, o tempo de cada consulta, e isso ajuda na organização e orientação do paciente dentro da unidade.

De acordo com a gerente da unidade, Gilmara Sossai, o APP foi desenvolvido para facilitar a realização dos trabalhos na unidade, visto que o fluxo de pacientes que circulam de um consultório para o outro é grande, por passarem por uma equipe de multiprofissionais.

“O aplicativo auxilia também o técnico de enfermagem disponibilizando a lista com os usuários que já foram acolhidos e que estão aguardando para passarem pelo pré-atendimento onde serão aferidos os sinais vitais e antropométricos. O sistema também auxilia na identificação dos usuários que ainda não chegaram à unidade, permitindo que um prévio contato seja feito”, disse.

Na unidade, todos os colaboradores têm acesso ao APP. “Ele funciona de forma on-line disponibilizando a informação precisa do local que o usuário deve estar naquele momento. Disponibiliza a linha de tempo informando o horário que o usuário passou em cada setor e qual o profissional que fez o atendimento. Informa também o tempo que o paciente permaneceu em cada setor. É um facilitador”, explicou.

Gilmara disse ainda que no primeiro momento, o aplicativo foi desenvolvido somente para os funcionários, mas que a coordenação já pensa em disponibilizar o plano de cuidados do usuário para o paciente, para que ele possa acompanhar e interagir com a Rede Cuidar.

“Estamos em processo de estudo dessa possibilidade. Entendemos que será muito bom, mas por enquanto não é nossa prioridade”, disse.

O aplicativo foi desenvolvido pela empresa RG System.

 

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