16/09/2016 18h26 - Atualizado em 16/09/2016 18h31

Atenção Primária: a experiência portuguesa em foco na Sesa

Profissionais e gestores da saúde capixaba debateram nesta sexta-feira (16) a importância da Atenção Primária à Saúde, a partir da experiência de Portugal. O palestrante foi o médico português Henrique Botelho, coordenador nacional para a reforma do Serviço Nacional de Saúde na área dos Cuidados de Saúde Primários.  O evento, que aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Saúde, contou também com a participação da superintendente da Região Norte, Gilcilene Pretta Cani. Ela apresentou o projeto de Planificação da Atenção à Saúde que está sendo implantado no norte do Estado. 

Participaram do encontro subsecretários de Estado da Saúde, superintendentes regionais de saúde, diretores dos Centros Regionais de Especialidades (CREs), gerentes e referências regionais da Atenção Primária.

Henrique Botelho expôs um histórico do Serviço Nacional de Saúde de Portugal e o início da reforma da Atenção Primária à Saúde em 2005. Durante a apresentação, Botelho falou sobre a transição da forma de se trabalhar a saúde no país e os fatores determinantes da mudança.

“A Atenção Primária à Saúde não pode ser a porta de entrada, tem que ser a base do sistema de saúde”, ressaltou. Ele destacou também as definições e características inovadoras das Unidades de Saúde Familiar (USF), e suas carteiras básicas de serviço.

Já a superintendente da Região Norte de Saúde, Gilcilene Pretta Cani, mostrou a experiência da região no processo de implantação do projeto de Planificação da Atenção à Saúde e do Centro de Consultas, parte do Programa Prioritário de Governo “Ampliação e Modernização da Rede de Saúde”.

“Após a apresentação do Henrique Botelho, percebemos algumas semelhanças e diferenças, mas no fundo todos estão buscando a melhoria, principalmente com foco na Atenção Primária, o que o Governo do Estado vem buscando”, afirmou a superintendente.

Ela também explicou sobre o Centro de Consultas, que vai servir de apoio especializado às unidades básicas, ofertar consultas especializadas, procedimentos ambulatoriais, entre outros. “Espera-se maior resolutividade, redução de custos e de tempo de espera por consultas e exames, e aproximar os serviços aos usuários”, disse.

Também marcaram presença no evento o presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Espírito Santo (Fehofes), Luiz Nivaldo da Silva, o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo, Dalton Perim, o chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Ministério Público Estadual, Cleto Vieira Pedrollo e o gestor médico de Atenção e Inovação em Saúde da Unimed Vitória, Paulo Magno.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Isabel Pimentel
isabelpimentel@saude.es.gov.br
Texto: Ana Carolina Stutz
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard