12/07/2016 17h08 - Atualizado em 12/07/2016 17h46

Auditoria realiza reunião mensal de alinhamento  

A Gerência de Auditoria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou mais uma reunião mensal com os auditores do nível central e das superintendências regionais de saúde. O objetivo deste e dos últimos encontros tem sido buscar um alinhamento estratégico e a unificação dos processos de auditoria dentro do Estado. 

Segundo o gerente da Auditoria em Saúde, Paulo Roberto Rangel, o setor está aprimorando os processos já implantados, otimizando ferramentas já existentes, buscando novas soluções para a confecção dos processos de auditoria, bem como indicadores estratégicos de gestão que visam mensurar a demanda e os recursos, de forma que estejam sempre alinhados com os objetivos estratégicos da gestão. 

Ele diz que todo o esforço tem como objetivo promover um processo de melhoria contínua na aplicação dos procedimentos de auditoria, baseado no Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus), a fim de melhorar a distribuição dos processos entre os auditores e garantir que o tempo de permanência dos processos com cada auditor esteja condizente com a complexidade de cada caso, medidas que influenciam na produtividade do setor.

Paulo Rangel diz que a Secretaria de Estado da Saúde adotou recentemente duas soluções em tecnologia da informação. O OnBase, que já está em uso, permite, por exemplo, a digitalização e a distribuição de documentos, tornando a gestão dos processos mais rápida e segura. Ainda, ferramentas de Business Intelligence (BI), como  o Qlik Sense.

Já o SisAud, que é a ferramenta de auditoria do Ministério da Saúde/Denasus,  está em implantação. Essa ferramenta possibilita a normatização de relatórios, notas técnicas e outros documentos; permite o registro eletrônico dos resultados das auditorias, com certificação digital; e facilita a consulta de informações e a emissão de relatórios, entre outros benefícios.

“Como as superintendências estão distantes fisicamente do nível central, esses três sistemas são importantes para garantirmos a uniformidade do trabalho da Auditoria”, comenta o gerente.

Paulo Rangel salienta a importância das ferramentas e dos processos, mas também ressalta que o que faz de fato a diferença são as pessoas. Nesse quesito, ele enfatiza a atitude ética, eficiente e eficaz dos servidores da Gerência de Auditoria em Saúde como fundamentais para tornar toda essa evolução possível.

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges

jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br

Juliana Rodrigues

julianarodrigues@saude.es.gov.br

Ana Carolina Stutz

anapinto@saude.es.gov.br

Juliana Machado

julianamachado@saude.es.gov.br

Álvaro Muniz

alvaromuniz@saude.es.gov.br

Foto: Divulgação

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-27

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard