28/06/2017 17h16 - Atualizado em 28/06/2017 17h17

AVC é cada vez mais comum em jovens

Para muita gente, o Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame, é algo que só acontece em pessoas mais velhas. Entretanto, levantamentos recentes mostram que o quadro é cada vez mais frequente em pessoas com menos de 60 anos.

Dados do Ministério da Saúde apontam que entre 1998 e 2007, houve um crescimento de 64% nas internações por AVC (Acidente Vascular Cerebral, popularmente chamado de derrame) entre homens de 15 a 34 anos, e de 41% entre mulheres na mesma faixa etária.

O AVC é a segunda principal causa de mortes no Brasil e a principal causa de incapacidade no mundo, segundo o Ministério da Saúde.

De acordo com o neurologista José Antônio Fiorot Junior, coordenador da Unidade de AVC e do Serviço de Neurologia Vascular do  Hospital Estadual Central (HEC), gerenciado pela Associação Congregação de Santa Catarina e localizado no Centro de Vitória, isso tem ocorrido, pois as pessoas estão se expondo cada vez mais cedo a fatores de risco, como tabagismo, diabetes, colesterol alto e pressão alta.  Além disso, a obesidade tem se iniciado muitas vezes, ainda na infância, levando a um maior número de jovens que possuem todos esses fatores de risco.

Ainda de acordo com o especialista, outra explicação pode ser o grande avanço na Medicina nos últimos anos, permitindo o maior número de diagnósticos de AVC, em pessoas que antes não recebiam o diagnóstico exato.

“Não é possível precisar um número exato de casos, mas usualmente consideramos AVC em jovem quando ele ocorre, em pessoas com idade inferior a 60 anos”, explicou.

Somente no HEC, em maio deste ano foram atendidos 90 pacientes com suspeita de AVC, sendo 22 deles (25%) tinham menos de 60 anos.

Para prevenir o quadro é necessário que haja controle dos fatores de risco como, manter a pressão arterial e o diabetes controlados, não fumar, fazer o uso correto das medicações prescritas pelos médicos e evitar o sedentarismo e a obesidade. 

 

Dados

- O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda principal causa de morte no Brasil e a principal causa de incapacidade no mundo.

- Segundo o Ministério da saúde, a cada cinco minutos um brasileiro morre em decorrência do AVC, contabilizando mais de 100 mil mortes por ano.

- No mundo, o AVC causa 6 milhões de mortes por ano.

- Estima-se que 17 milhões de AVCs irão afetar as pessoas em todo o mundo, a cada ano, causando mudanças imediatas e devastadores na vida daqueles que sofrem o acidente, e das pessoas mais próximas a eles.

- É possível reduzir em até 80% os casos de AVC se forem evitados os principais fatores de riscos modificáveis: hipertensão, colesterol, tabagismo e sedentarismo.

- Dados do Ministério da Saúde apontam que entre 1998 e 2007, houve um crescimento de 64% nas internações por AVC entre homens de 15 a 34 anos, e de 41% entre mulheres na mesma faixa etária.

- Somente no Hospital Estadual Central (HEC), em maio deste ano foram atendidos 90 pacientes com suspeita de AVC, sendo 22 deles (25%) tinham menos de 60 anos.

 

Socorro

- Para que o paciente tenha restabelecida a circulação cerebral, evitando que ele tenha sequelas ou até a morte, o socorro precisa ser imediato. O medicamento que irá controlar o avanço dos sintomas deve ser administrado em até 4 horas e meia, após o início dos sintomas.

- Recentemente, o cateterismo cerebral tem sido utilizado, em até 6 horas após o início dos sintomas, para retirar o trombo de dentro da artéria obstruída, evitando a ocorrência de AVCs mais graves (trombectomia mecânica).

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges/Juliana Rodrigues/Juliana Machado/Isabel Pimentel/Luciana Almeida
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/99969-8271/99943-2776/99983-3246

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard