06/11/2019 13h00

AVC: Hospital Central é o único da rede pública que realiza trombectomia mecânica no Estado

As formas de tratamento e prevenção ao acidente vascular cerebral (AVC) têm ganhado cada vez mais espaço na mídia. No último domingo (03), o Fantástico, da Rede Globo, trouxe a temática mostrando a rotina de um hospital público referência em atendimento à doença em Ribeirão Preto (SP). Entrevistado do programa, o médico neurologista Octávio Pontes será um dos palestrantes do III Simpósio de AVC do Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC), em Vitória.

A matéria mostrou um dos tratamentos revolucionários para a doença, a trombectomia mecânica, na qual um cateter é introduzido pela virilha do paciente, alcançando o cérebro para a retirada do trombo responsável por entupir a artéria, o que causa sintomas de AVC. Esse procedimento tem uma chance de eficácia em torno de 50% a 70% e permite que o AVC possa ser tratado em até oito horas após o início dos sintomas.

Apesar de ainda não ser coberto pelo SUS, esse método é utilizado em quatro hospitais públicos no Brasil com recursos próprios, entre eles o HEC. A instituição é a única da rede pública do Espírito Santo que, desde 2012, realiza o procedimento.

 

III Simpósio de AVC do HEC

O evento será realizado nos dias 22 e 23 de novembro, a partir das 08 horas, no auditório do Sheraton Vitória Hotel, localizado na Avenida Saturnino de Brito, 217, na Praia do Canto, em Vitória. Na programação deste ano, o simpósio traz uma ampla discussão sobre as variadas abordagens e tratamentos do AVC junto com palestrantes de fora do Estado.

Além da ilustre presença do neurologista Octávio Pontes, que retorna ao evento pela terceira vez para compartilhar mais um pouco de sua extensa experiência na área, o simpósio ainda contará com a colaboração dos médicos da mesma especialidade Alexandre Pieri e Gustavo Kuster, ambos profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein (SP); e Pedro Magalhães, que vem de Joinville (SC) para agregar no conteúdo discutido. A equipe multidisciplinar da unidade de AVC do HEC também terá espaço na programação, contando um pouco do que vem sendo desenvolvido no setor.

 

Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC)

A Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) é uma entidade filantrópica e Organização Social de Saúde (OSS) fundada em 1922 no Brasil. A instituição concentra atividades nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, formando uma rede a serviço da vida.

Desde 2011, a ACSC é a responsável pelo gerenciamento do Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC), localizado no Centro de Vitória, garantindo 100% de atendimento a pacientes do SUS.

 

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira
(27) 3636-4733 / 99227-1031
comunicacao@hec.org.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard