AVC: profissional do HEC fala sobre o impacto das altas temperaturas na saúde

As altas temperaturas do Verão capixaba, como as registradas nos últimos dias, trazem um importante alerta à saúde, mas o que muitos não sabem é que o calor pode aumentar também o risco de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). De acordo com o neurologista José Antônio Fiorot Junior, do Hospital Estadual Central, localizado em Vitória, estudos indicam que a exposição a altas temperaturas pode contribuir para o aumento do risco dessa doença cerebrovascular.
"O calor excessivo pode causar desidratação, o que dificulta a passagem do sangue e aumenta a probabilidade de formação de coágulos. Isso é particularmente preocupante para pessoas com histórico de hipertensão e diabetes", alerta o especialista.
De acordo com dados da unidade de AVC do Hospital Estadual Central, entre 15 de dezembro de 2024 e 15 de fevereiro de 2025, houve um aumento de 12% no número de atendimentos de AVC em comparação ao mesmo período do ano anterior. O aumento nos atendimentos revela uma tendência que coincide com a intensificação das ondas de calor, que afetam diretamente a saúde da população.
O neurologista Fiorot explica que, além das altas temperaturas, fatores como colesterol elevado, hipertensão, obesidade e sedentarismo também são determinantes para o aumento do risco de AVC, especialmente durante os dias mais quentes. "É essencial que as pessoas redobrem a atenção para esses fatores de risco e procurem se manter hidratadas e resguardadas do calor intenso", completa o médico.
Em relação aos cuidados preventivos, Fiorot reforça a importância da hidratação constante. "Manter-se bem hidratado é a principal medida de proteção contra os efeitos adversos do calor. A água é fundamental para evitar a desidratação”, orienta. Além disso, ele destaca a importância de evitar a exposição direta ao sol e de usar roupas leves, protetor solar e acessórios como chapéus e bonés
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves/ Vinícius Gusmão / Anna Beatriz Figueiredo