Bebê com doença rara recebe alta do Himaba em clima de festa

Um caso de superação: uma criança muito sonhada pelos papais Osmar de Souza Ramos e Iara Souza Ramos, mas que nasceu com uma deficiência grave no coração. Essa é a história do pequeno Henrique Gabriel de Souza Ramos, que veio ao mundo com uma enfermidade conhecida como cardiopatia congênita, que pode levar à morte súbita.
A criança nasceu no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, no dia 16 de fevereiro deste ano. Um momento de muita felicidade para os pais, mas que se tornou preocupante momentos depois do nascimento, após receber a notícia de que o pequeno Henrique Gabriel havia nascido com uma cardiopatia. O que também emociona na história desta família, é que eles já sofreram com a perda do primeiro filho, por problemas renais.
Com apena quatro dias de vida, o pequeno Henrique foi submetido a uma cirurgia cardíaca. Um momento de muita aflição para a família, pois o procedimento cirúrgico era de alta complexidade e com alto risco de morte. Daí, a família se viu em uma situação desesperadora ao saberem que o diagnóstico da criança era muito grave e que as chances eram pequenas.
Henrique ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) para se recuperar por 53 dias, e durante todo este tempo no setor neonatal, aconteceram várias intercorrências em seu quadro clínico.
Foi neste momento que a família se apegou na fé e recebeu o apoio de amigos e também dos funcionários e médicos do Himaba. Todos tinham o mesmo objetivo: não deixar que o pequeno Henrique Gabriel perdesse a vida.
Após quase dois meses de internação, foi em clima de festa que Henrique Gabriel venceu sua batalha. Ele recebeu a tão sonhada alta na manhã desta quarta-feira (11), com a saúde totalmente restabelecida. Na saída do hospital, aplausos, olhos marejados de lágrimas, emoção e vários cartazes produzidos pela equipe do Himaba estampavam palavras como: Guerreiro, Valente, Vitorioso.
A médica pediatra neonatologista responsável pelo tratamento do pequeno Henrique, Jaqueline Ferrari Wagnitz, afirmou que o menino foi de fato muito guerreiro. “Ele nasceu com uma cardiopatia muito grave, passou por uma cirurgia cardíaca, e foi vencendo aos poucos. Cada dia a gente percebia uma melhora. Poder mandar esta família de volta para casa, e com a criança nos braços é uma felicidade sem fim. O mérito é de toda a equipe que se empenhou muito para esta recuperação”, disse.
Já o papai Osmar de Souza, quase não conseguiu falar ao sair com o filho no colo, de tão emocionado que estava. “Primeiro quero agradecer a Deus que ouviu minhas orações, e a de um grupo muito grande de pessoas que todos os dias me mandavam mensagens dizendo palavras de coragem e esperança. Também quero agradecer a toda equipe do hospital, médicos, enfermeiros. Todos estavam torcendo pela vitória do meu filho”, destacou.
Osmar conta ainda que após receber o diagnóstico da doença do filho, optou pelo tratamento do pequeno no Himaba após receber indicações de amigos. Segundo ele, pessoas próximas disseram que na unidade hospitalar a criança receberia um tratamento e acompanhamento mais seguros. “Ouvi muita gente dizer que não teria outro hospital pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para tratar o meu filho com segurança a não ser este. Confiei um pedaço da minha vida nas mãos dos médicos e graças a Deus saio daqui hoje satisfeito com tudo o que recebi. Volto para minha terra em Vila Valério deixando aqui uma segunda família. Indico este hospital para todos que precisarem. Se não fosse pela competência destes profissionais, meu filho poderia não estar vivo”, afirmou.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642/3347-5643
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba)
Tel: (27) 99962-2654