Bloco da Prevenção orienta sobre a segurança no trânsito e doação de sangue

Faltam poucos dias para a chegada do Carnaval e o Bloco da Prevenção, formado por colaboradores do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, vestiu suas fantasias e percorreu os corredores do hospital para alertar às pessoas sobre a importância da segurança no trânsito, do respeito à vida, e da doação de sangue no Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes).
A iniciativa, que teve início nesta quinta-feira (28) e segue nesta sexta-feira (1º), tem o objetivo de sensibilizar os pacientes, acompanhantes e profissionais para a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). As orientações são apresentadas por meio de folhetos entregues aos usuários da Unidade.
Fantasiado de super-herói, o personagem intitulado de 5Rs, – que simboliza as práticas de sustentabilidade: Reduzir, Repensar, Reutilizar, Reciclar e Recusar, da campanha interna de redução de custos do hospital - chamou a atenção do pequeno Pedro Lucas Sousa Nascimento, de 6 anos, que aguardava com a mãe, o pai que estava em atendimento no hospital. “Ele é bem forte e engraçado, tem poderes e veio ajudar as pessoas”, comentou.
A manicure Maraíza Oliveira dos Santos, 27 anos, que acompanha o pai internado no HEUE, disse que a ação, além de orientar, proporcionou alegria para quem estava no hospital. “É um momento de descontração, que nos faz lembrar as coisas lá de fora e arranca sorrisos das pessoas. Adorei a iniciativa”, disse.
Segundo Maraíza, ela sempre teve vontade de doar sangue e pretende realizar este desejo assim que terminar um tratamento de saúde. “Estou fazendo tratamento e assim que puder, quero doar sangue e poder ajudar outras pessoas”, afirmou a manicure.
O técnico em segurança do trabalho, Carlos Roberto Segatto, que participou da ação, contou que a ideia é usar do lúdico para levar a mensagem sobre prevenção e amor e ao próximo. “Carnaval é um momento alegre, mas as pessoas precisam ser responsáveis, não beber se forem dirigir e cuidarem da saúde durante a festa. Ao mesmo tempo, a gente quer falar do amor ao próximo – como separar um tempinho e ir doar sangue. Muitas pessoas vão precisar e podemos fazer a diferença na vida dessas pessoas”, explicou.
Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Tem sob sua responsabilidade mais de 2.068 leitos e conta com o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do SUS.
Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma Organização Social de Saúde (OSS) que oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor e permite que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros.
A atuação da Pró-Saúde, entidade sem fins lucrativos, se alinha aos esforços da sociedade para o aperfeiçoamento dos serviços públicos de saúde. Como organização alicerçada na ética cristã e na vasta experiência católica de trabalho social, voltada aos mais diversos públicos, nas mais distintas realidades, a Pró-Saúde prima pela valorização da vida e pela defesa das condições essenciais para o desenvolvimento das pessoas.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643
Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE)
E-mail: comunicacao.heue@heueprosaude.org.br
Tel: (27) 3194-0122