Brigadistas participam de atendimento à vitima de desmaio no Hospital Estadual Dr. Jayme
Os brigadistas do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, em Serra, entraram em cena e mostraram que os treinamentos recebidos foram eficientes. Uma funcionária do setor Ambulatório participava de um curso de aperfeiçoamento no auditório da unidade quando não se sentiu bem e desmaiou. No local, dois brigadistas se apresentaram a deram os primeiros socorros à mulher que foi encaminhada ao setor de Urgência e Emergência.
Brigadistas são funcionários treinados para garantir uma reação rápida e qualificada na prevenção e combate a um princípio de incêndio, além de prestar os primeiros socorros em casos de urgência. “A gente nunca espera ser testado dessa forma. Durante o curso participamos de alguns simulados, mas, na vida real, é bem diferente. Precisamos controlar as emoções e colocar em prática o que aprendemos”, disse a brigadista Katia Rosane Viana, auxiliar administrativa da direção do hospital. A equipe de brigadista do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves conta hoje com 358 participantes.
“A formação dessa equipe é essencial para respostas rápidas dentro da instituição. Eles estão capacitados para entenderem até onde podem ir e o que devem fazer. A formação de brigadistas é uma exigência do Ministério do Trabalho por meio da NR 23. Regulamentada pela NBR 14276 e pelo Corpo de Bombeiros através da NT 07/2010. No caso da funcionária que desmaiou, eles agiram rápido e deram o primeiro atendimento”, explicou a engenheira de segurança do trabalho, Juliana Vescovi.
A engenheira de segurança do trabalho explicou ainda que o curso de formação de brigadistas acontece todos os meses na unidade com duração de 20 horas. As aulas são teóricas e práticas e, ao final, os funcionários são avaliados por meio de uma prova escrita. “Essa prova pretende avaliar os conhecimentos e a aptidão do brigadista”, destaca Juliana Vescovi.
Seja um Brigadista
Os brigadistas são funcionários do hospital de todos os cargos e funções que aprendem a identificar situações de emergência, acionar alarme e Corpo de Bombeiros, cortar energia quando necessário, realizar primeiros socorros, controlar pânico, guiar a saída das pessoas para abandono de área, verificar equipamentos e combater princípios de incêndio.
Para ser um brigadista no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, a pessoa deve ser funcionária do próprio hospital, gozar de boa saúde e boa condição física. Para se inscrever basta solicitar ao gestor que encaminhe o seu nome e matrícula para o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) pelo e-mail sesmt@hejsn.aebes.org.br ou ligue para o telefone (27) 3331-7564.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 99274-5245
comunicacaohejsn@gmail.com
Fotos: Comunicação/HEJSN