25/11/2022 10h15 - Atualizado em 25/11/2022 10h44

Campanha chama atenção sobre controle e prevenção da diabetes

Os cuidados com o diabetes são lembrados no mês de novembro. A informação é essencial para prevenção e redução de agravos provocados pela doença. Por isso, a Secretaria de Saúde (Sesa) lança a campanha “Novembro Diabetes Azul” para chamar atenção sobre os cuidados com a saúde.

O diabetes é metabólico, ou seja, a doença está relacionada à forma como o corpo humano metaboliza (ou transforma) os alimentos ingeridos em energia para se manter em funcionamento. De início, não apresenta sintomas, o que a torna perigosa, pois quando não percebida, pode acometer silenciosamente os órgãos, vasos sanguíneos e, com o passar do tempo, causar doenças renais, cardíacas, cegueiras, problemas nos dentes e até mesmo amputações.

O fato de que o diabetes se desenvolve devagar, de forma quase imperceptível, e a falta de informação sobre a doença, faz com que, em muitos casos, o diagnóstico do diabetes já seja feito em decorrência de uma complicação, como doença no coração, nos olhos ou pelo aparecimento de ferida que não cicatriza. Daí a necessidade de divulgação para que pessoas que já apresentam fatores de risco façam exames de rotina para diagnóstico precoce.

A médica endocrinologista Juliana de Paula, referência da Secretaria da Saúde (Sesa), ressalta a importância de diagnosticar o tipo de diabetes e, assim, utilizar o tratamento adequado imediatamente. “Os estudos mostram que quando tratamos bem o diabetes desde o diagnóstico, conseguimos mudar a história natural da doença e prevenir as complicações crônicas. Então, cabe ressaltar a importância da adesão aos medicamentos, tanto para tratar o diabetes quanto as outras doenças que possam estar associadas, como a hipertensão arterial e a dislipidemia (colesterol e triglicerídeos altos no sangue)”, explicou da endocrinologista.

Como uma ação alusiva ao Novembro Diabetes Azul, a Sesa, por meio da Gerência de Políticas e Organização de Redes de Atenção à Saúde (Geporas) - Área Técnica do Núcleo Especial de Atenção Primária e o Núcleo Especial de Atenção Especializada, vai promover nesta quarta-feira (23), a partir das 07h30, o atendimento aos servidores com medição de glicemia, aferição de pressão e esclarecimentos sobre a doença. Às 09h30, será realizada uma roda de conversa com os servidores, o secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino, e o cardiologista Henrique Bonaldi. A ação será no auditório da Sesa, em Vitória.


Dados

No Espírito Santo, segundo o Sistema de Atenção Básica (SISAB/DATASUS/MS), de janeiro a setembro de 2022 foram diagnosticadas 257.715 pessoas com diabetes. Durante todo o ano de 2021, houve 265.216 notificações para pessoas com diabetes na Atenção Primária

De janeiro até outubro de 2022 houve o registro de 1.038 óbitos. Em 2021, foram 1.775 óbitos pela doença foram registrados no sistema de Tabulação de dados (TABNET).

Uma novidade para tratamento da doença é o medicamento incorporado no Sistema Único de Saúde, no componente especializado da assistência farmacêutica, Dapaglifozina – direcionado as pessoas acometidas pela Diabete tipo 2. O medicamento é destinado a maiores de 65 anos com doença cardiovascular, sendo indicado para proteger o coração e o rim das complicações ocasionadas pela da doença. Entretanto, a Secretaria da Saúde (Sesa) aguarda a publicação do PCDT/MS com critérios de uso do medicamento e finalização do processo de compra para dispensação nas farmácias Cidadãs Estaduais.

Tipos de diabetes

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, diversas situações e condições podem desencadear à diabetes, e a maioria dos casos podem ser classificadas em Diabetes Tipo 1, Diabetes Tipo 2 e Diabetes Gestacional.

O Diabetes Tipo 1, geralmente se apresenta em crianças e adolescentes, ocorre quando o próprio corpo produz anticorpos destruindo as células pancreáticas, provocando, assim, a diminuição da produção de insulina no organismo, com isso, a pessoa precisará de injeções diárias de insulina para manter os níveis de glicose no sangue sob controle. Até o momento o diabetes tipo 1 não pode ser prevenido e não tem cura.

No caso do Diabetes tipo 2, ele é mais comum em adultos e representa cerca de 90% de todos os casos de diabetes. Quando a pessoa é diagnosticada com diabetes tipo 2, o corpo não faz bom uso da insulina que produz. Em seu tratamento deve-se incluir uma alimentação e estilo de vida saudável com atividades físicas, entretanto, com o passar do tempo existe a necessidade de uso de medicamentos orais e/ou insulina para manter seus níveis de glicose no sangue sob controle.

Já nos casos de diabete gestacional (DMG), é um tipo de diabetes que consiste em níveis elevados de glicose no sangue durante a gravidez e está associado a complicações tanto para a mãe quanto para o filho. O DMG geralmente desaparece após a gravidez, porém as mulheres afetadas precisam fazer acompanhamento assim como seus filhos, pois correm maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 ao longo da vida.

A alimentação como aliada ao controle do diabetes

Ter uma alimentação saudável e equilibrada, faz-se necessários ao homem desde o primeiro dia de vida, É cada vez mais visto em crianças, adolescentes e adultos acima do peso devido ao aumento dos níveis de obesidade, sedentarismo e má alimentação e isso repercute em todo o seu crescimento e desenvolvimento.

Segundo a referência em Nutrição da Secretaria da Saúde, Raiany Boldrini Christe Jalles, parte da saúde da pessoa, é o reflexo de sua alimentação, e ser saudável é um dos benefícios adquiridos por pessoas que se alimentam de forma sadia, balanceada em nutrientes.

“Pacientes com diabetes precisam manter uma alimentação balanceada e regrada com restrição principalmente a carboidratos, reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras, além de controlar o peso e não consumir bebida alcoólica, não fumar e praticar atividade física. É importante também realizar consultas médicas para controle e acompanhamento regulares da doença”, disse a nutricionista.

A Atenção Primaria a Saúde, (APS), é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde, (SUS), responsável pelo cuidado longitudinal das pessoas com diabetes e coordenadora do cuidado, compartilhando com outros pontos de atenção da rede quando identificada a necessidade, a fim de garantir um cuidado integral. E nesse sentido o cidadão pode se dirigir a Unidade de Saúde mais próxima a sua residência para iniciar os cuidados com sua saúde e controle da diabetes.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard