08/04/2022 14h17 - Atualizado em 08/04/2022 14h41

Campanha de doação no Hospital de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ arrecada 57 bolsas de sangue

Desde o início da pandemia da Covid-19, o Espírito Santo registra uma redução na doação de sangue. Pensando em uma forma de poder ajudar a quem precisa e tornar o debate sobre o tema um tópico de conversa entre funcionários, colaboradores, pacientes e acompanhantes, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’, em Vitória, realizou uma campanha de conscientização e doação de sangue. 

O auditório da unidade foi transformado em posto de coleta pelo Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito (Hemoes) e 83 voluntários foram atendidos, gerando 57 bolsas que poderão salvar até 230 vidas. Além disso, a unidade também realizou ação de conscientização com os estudantes dos cursos de Farmácia, Enfermagem e Técnico de Enfermagem de diferentes faculdades que fazem estágio no hospital. Eles decoraram as áreas comuns, explicaram a importância da doação de sangue e tiraram dúvidas de quem aguardava em uma das recepções ou acompanhava pacientes.

“A campanha é a primeira da história do hospital e foi muito bonito ver a mobilização, o esforço dos funcionários no trabalho de conscientização e no dia da coleta. Ficamos impressionados com o número de doadores voluntários. Certamente, além do volume de bolsas obtidas e dos novos cadastrados para possíveis doadores de medula óssea, vamos colher frutos a longo prazo agora que a semente foi plantada”, comemorou Maria Izabel Zuchelli, a enfermeira referência na Captação do Hemoes.

Muitos funcionários e colaboradores aproveitaram a oportunidade para doar sangue pela primeira vez. O segurança Márcio Barcelos e a auxiliar de serviços gerais Luciene Ferreira se surpreenderam com a rapidez do processo e estão animados a continuar doando regularmente nos próximos meses.

“Eu estou muito surpresa e feliz. Achei que demorava, que ia doer, então sempre arrumava uma desculpa para não ir. Dessa vez, me animei vendo os colegas doando e foi a melhor coisa que já fiz. É uma sensação maravilhosa saber que a gente com tão pouco pode salvar a vida de alguém, é emocionante! Quero doar sempre que puder”, comemorou.

Quem já era doador teve a oportunidade de reafirmar o compromisso com a reposição dos estoques, dessa vez no local de trabalho, o que deixou o ato ainda mais especial.

Foi o caso da diretora geral do hospital, Cynthia Milanez, que se emocionou ao contar que novas ações estão em curso para reforçar a importância desse momento não somente para os pacientes do hospital, como para todos os capixabas, já que o Hemoes distribui hemocomponentes para todo o Estado.

“Eu já sou doadora há alguns anos, mas ter a oportunidade de participar da ação no hospital que é a nossa casa foi muito especial. Temos a intenção de tornar as ações regulares e já estamos conversando com a equipe do Hemoes para planejar o próximo evento. É uma forma de ajudar os nossos pacientes e todos os outros hospitais. A sensação é de pura gratidão”, disse.

 

Ajudar quem nos ajuda

O diretor técnico do hospital, o médico Alexandre Bittencourt, reforçou a importância da campanha também como uma forma de retribuir, já que o Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ é um dos três maiores consumidores de sangue do Estado, uma vez que é a referência do SAMU 192 e do Corpo de Bombeiros na Grande Vitória, além de também realizar cirurgias de grande porte em diversas especialidades como ortopedia, buco-maxilo-facial, vascular e neurocirurgia, o que exige um estoque de bolsas para uso imediato, caso necessário.

“Como grandes consumidores dos estoques do Estado é também nosso papel contribuir para que a população veja a importância do ato de doar. A campanha foi um momento importante de mobilização e uma forma de continuar o nosso plano de gestão humanizada, oferecendo sempre a melhor assistência ao paciente”, reforçou o médico.

De acordo com a diretora geral do Hemoes, Marcela Murad, a ação realizada pelo hospital se faz ainda mais importante por poder conscientizar as pessoas em se tornarem doadores de sangue regulares. “Todas as ações de conscientização são bem-vindas e a realizada pelo hospital poderá nos apoiar ainda mais futuramente, pois como muitos doaram pela primeira vez, a sementinha foi plantada e daqui a dois ou três meses estarão de volta para salvar mais vidas”. 

 

Informações para doar sangue

Todas as principais informações para se tornar um doador de sangue estão disponibilizadas no site do Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos, o Hemoes, clicando aqui https://hemoes.es.gov.br/

  

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges
asscom@saude.es.gov.br 

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência "São Lucas"
Rayza Fontes
imprensa@heue.aebes.com.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard