06/11/2019 08h00

Campanha para arrecadar lenços para pacientes em tratamento contra o câncer faz sucesso no Hospital Estadual Central

Durante o mês de outubro e a campanha em prol do movimento Outubro Rosa, o Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC) criou o “varal solidário” para arrecadar lenços e chapéus a serem doados para pacientes em tratamento. Ao todo, 40 itens foram pendurados no varal, entre lenços e chapéus. Todos serão entregues à Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), que posteriormente os entregará a pacientes em tratamento contra o câncer.

Os acessórios são aliados de quem perde o cabelo durante o processo e ajudam no resgate da autoestima. A primeira doação, ainda no início de outubro, foi do psicólogo clínico Marcos Vilaça. Ele falou um pouco sobre a sensação de fazer esse bonito gesto.

“Doar algo pessoal para mim é como doar junto histórias e momentos felizes que vivi usando essa peça. Quando penso no que uma pessoa com câncer possa estar vivendo, gostaria que esse lenço simbolizasse uma doação dessas memórias que vivi e a pessoa que receber possa viver momentos felizes também com ele”, disse.

Antes que o mês chegasse ao fim, uma colaboração cheia de história e esperança também foi colocada no varal. O assistente administrativo Leilson de Paula fez a doação de vários lenços e chapéus de duas tias dele que tiveram câncer de mama e venceram a doença. Agora, os acessórios serão entregues a pacientes que encaram essa batalha.

Leilson comentou sobre o varal com as tias e elas decidiram doar os itens. “Elas acharam que era hora de passá-los para a frente e encorajar outras pessoas a continuarem lutando. A mãe delas, minha avó, também foi vítima da doença, mas descobriu tarde demais e não conseguiu sobreviver. Minhas tias lutaram e venceram. Que isso sirva de incentivo para as mulheres se cuidarem e ficarem alertas”, contou.

Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC)

A Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) é uma entidade filantrópica e Organização Social de Saúde (OSS) fundada em 1922 no Brasil. A instituição concentra atividades nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, formando uma rede a serviço da vida.

Desde 2011, a ACSC é a responsável pelo gerenciamento do Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC), localizado no Centro de Vitória, garantindo 100% de atendimento a pacientes do SUS.

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643

asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira

E-mail: comunicacao@hec.org.br

Tel: (27) 3636-4733 / 99227-1031

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard