30/01/2026 10h57 - Atualizado em 30/01/2026 16h43

Carreta da Saúde da Mulher inicia atendimentos em Guarapari nesta sexta-feira (30)

Com o objetivo de ampliar o acesso a serviços especializados e reduzir o tempo de espera por consultas e exames no Sistema Único de Saúde (SUS), o município de Guarapari recebe, a partir do desta sexta-feira (30), a Carreta da Atenção Especializada em Saúde da Mulher, iniciativa que integra o Programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, executado em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesa) e a Prefeitura de Guarapari.

Guarapari é o segundo município do Espírito Santo a receber a unidade móvel do programa, reforçando o processo de regionalização e interiorização do acesso à atenção especializada no Estado.

A unidade móvel ficará estacionada no Complexo Esportivo Maurice Santos durante 30 dias e oferecerá atendimentos voltados à saúde da mulher, com oferta de atendimentos na especialidade de ginecologia, incluindo consultas médicas, ultrassonografias, mamografias, emissão de laudos ginecológicos e encaminhamentos, conforme a necessidade clínica identificada.

O funcionamento dos serviços será de segunda a sexta-feira, com previsão de 50 atendimentos por dia.  O acesso aos atendimentos não ocorre por demanda espontânea. Os pacientes são encaminhados exclusivamente por meio da Central de Regulação, garantindo equidade, organização da fila e priorização clínica, conforme os protocolos do SUS.

Para o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, a iniciativa representa um avanço importante na organização do cuidado especializado no SUS capixaba. “A chegada da Carreta da Atenção Especializada a Guarapari demonstra o compromisso do Governo do Estado em trabalhar de forma integrada com os municípios e o Ministério da Saúde para reduzir filas e levar atendimento especializado a quem mais precisa. Estamos falando de saúde da mulher, de diagnóstico precoce e de cuidado próximo da realidade das pessoas, com acesso regulado, equidade e qualidade”, destacou.

O Programa Agora Tem Especialistas reúne oito componentes, que abrangem a oferta de consultas, exames, cirurgias eletivas, provimento e formação médica, SUS Digital, radioterapia, ressarcimento ao SUS e créditos financeiros, consolidando-se como uma das principais estratégias nacionais para fortalecer a atenção especializada no país.

Cariacica

Durante os meses de dezembro e janeiro, mais de 1.900 mulheres foram atendidas pela unidade móvel em Cariacica, zerando a fila de espera para exames ginecológicos e preventivos de câncer de mama e de colo do útero. Ao todo, foram realizados cerca de 1.914 agendamentos.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Clarissa Figueiredo / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
imprensa@saude.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard