02/12/2019 17h04

Carreta de prevenção à hanseníase entra em sua última semana de atendimento no Estado

A Carreta da Saúde – Hanseníase entrou na última semana de atendimento no Espírito Santo, nesta segunda-feira (02). Com início das atividades no dia 30 de outubro, a Carreta já realizou 1.782 atendimentos em 20 dias de ação e confirmou 38 novos casos da doença, que foram encaminhados para tratamento das unidades básicas de seus municípios. As atividades serão encerradas na próxima sexta-feira (6), em Jaguaré, no norte do Estado.

De acordo com a coordenadora do Programa de Hanseníase da Secretaria da Saúde (Sesa), Marizete Puppin, as ações têm sido positivas. Ela ressaltou o envolvimento dos municípios e dos profissionais de saúde.

“Destacamos o total envolvimento dos municípios, que realizaram a busca ativa em período anterior a chegada da Carreta, e também a participação dos profissionais de saúde e da atenção básica das cidades, que participaram dos treinamentos ao longo do mês”, disse.

Segundo Marizette Puppin, por meio da capacitação os profissionais poderão retornar aos seus territórios com olhar voltado à doença. “Por meio do treinamento que realizamos com as equipes municipais para o aperfeiçoamento do diagnóstico precoce da hanseníase, para o tratamento e a prevenção, esses profissionais voltarão com outro olhar da doença para os seus municípios, objetivando à promoção em saúde da população”, declarou.

A Carreta da Saúde – Hanseníase segue esta semana para suas últimas paradas, que acontecem nos municípios do norte do Estado. Nesta terça-feira (03), estará em Conceição da Barra; nos dias 4 e 5, em São Mateus; e no dia 6, quando finaliza as atividades no Estado, estará em Jaguaré.

A coordenadora lembra para a importância de a população buscar o atendimento na unidade mais próxima. “Todos os médicos e enfermeiros foram treinados e estão aptos para o diagnóstico e tratamento do paciente. A busca pelo diagnóstico precoce não para”, informou.

A ação é idealizada pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos e Tuberculosos (ONG DAHW), da multinacional Novartis Brasil, e tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa) e dos municípios contemplados.

Carreta da Saúde – Hanseníase

03/12 – das 8h às 14h: Rua Valderedo Farias, Praça Odir Pereira Gomes, Braço do Rio (Conceição da Barra);

04 e 05/12 – das 8h às 17h: Rua Alfredo Mota Filho, Bairro Boa Vista (São Mateus);

06/12 – das 8h às 14h: Praça da Prefeitura, Av. Nove de Agosto, 2326 (Jaguaré).

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes