08/02/2019 19h36 - Atualizado em 08/02/2019 19h37

Caso Marciane Pereira dos Santos: Paciente recebe alta hospitalar após 152 dias internada

A história da diarista Marciane Pereira dos Santos, de 36 anos, comoveu os capixabas. No dia 9 de setembro de 2018, Marciane foi trazida ao Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, após o ex-marido, cadeirante, atear fogo em seu corpo na frente dos filhos. A mulher sofreu queimaduras de 2º e 3º graus em face, pescoço, tronco e membros perfazendo um total, segundo os médicos, de 40,5% de superfície corporal queimada.

Internada no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Dr. Jayme, referência em queimaduras para todo o Espírito Santo, Marciane permaneceu sob cuidados intensivos por mais de 50 dias. Para a equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, a diarista foi um dos casos mais graves já atendidos.

“Diante do quadro tão complexo já sabíamos que seria uma longa batalha com prolongado tempo de internação, dificuldades físicas e psicológicas, além de possíveis complicações inerentes à gravidade das queimaduras, mas a paciente, com apoio de toda equipe, superou nossas expectativas com postura extremamente positiva, o que resultou no sucesso terapêutico”, completou o médico da UTI do CTQ, Thiago Zon.

Durante o tempo de internação, de quase cinco meses, a paciente passou por 18 procedimentos cirúrgicos e foi acompanhada por diversas especialidades médicas: Terapia Intensiva, Oftalmologia, Cirurgia Torácica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Cardiologia, Ortopedia e Traumatologia, Infectologia, Nutrologia e Cirurgia Plástica. Além das equipes de enfermagem, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional que trabalharam exaustivamente para a recuperação de Marciane.

Para a psicóloga do Hospital Dr. Jayme, Elizabelle Corradi, o momento mais emocionante foi quando a paciente recebeu a visita da filha, Emanuela, de 6 anos. “A Marciane queria muito rever a filha, e a criança também desejava esse encontro. Entretanto, tínhamos um trabalho árduo até que essa visita fosse realizada. A nossa preocupação era com a reação emocional da Emanuela, por isso, desde o início da internação foi orientado à família sobre a necessidade do acompanhamento psicológico dos filhos. Intensificou-se os atendimentos algumas semanas antes da visita e, no dia, a emoção tomou conta da família e de toda a equipe. O reencontro desencadeou a expressão de muitos sentimentos de Marciane e de sua filha. Tanto a paciente quanto a família e, principalmente, os filhos, anseiam pela alta hospitalar e o retorno para a casa”, completou a psicóloga Elizabelle Corradi.

No CTQ, setor em que Marciane passou a maior parte do tempo, a equipe médica falou sobre as vitórias conquistadas, e o diretor técnico da unidade ressaltou o empenho dos profissionais.  “A Marciane é uma guerreira. O tratamento médico depende muito da colaboração dos pacientes e ela não desistiu em nenhum momento, se mostrou forte e empenhada na sua recuperação. A alta hospitalar é mais um passo para a reconstrução da sua vida”, garantiu o diretor técnico do Hospital Dr. Jayme, Eric Teixeira Gaigher.

Para a paciente, o atendimento recebido e o apoio de familiares e da equipe foi fundamental para sua recuperação. “Eu agradeço por ter vindo para o Jayme. Todos aqui me acolheram e eu vi o esforço de cada um para que eu conseguisse viver. Estou indo embora, vou para minha casa, mas deixo minha eterna gratidão”, agradeceu Marciane Pereira dos Santos.

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Ravane Denadai