Cirurgia de alta complexidade é realizada no Himaba

A pequena recém-nascida Raquel Alves de Souza veio ao mundo na última quinta-feira (03), no Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gerhardt, em Domingos Martins. A menina nasceu com uma doença chamada gastrosquise, uma má-formação congênita caracterizada por um defeito na formação da parede abdominal, permitindo que as vísceras abdominais, como estômago e intestinos, saiam por uma abertura. A gastrosquise é uma doença mais comum em bebês do sexo masculino, e acomete uma criança em cada 5 mil nascimentos.
Por ser um diagnóstico de alta complexidade, a criança foi removida para o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, horas após seu nascimento, pelo helicóptero do Governo do Estado, e foi levada direto para o centro cirúrgico da unidade hospitalar.
A pequena passou por uma cirurgia de urgência considerada rara e de alta complexidade no Estado. Foi uma equipe de cirurgia pediátrica coordenada pelo médico Mário Vaz Junior, que realizou o procedimento.
Segundo o médico, a cirurgia durou aproximadamente três horas e foi finalizada com sucesso. “A parede do abdômen da criança não fechou na fase neonatal como deveria acontecer em normalidade, daí o trabalho do cirurgião é exatamente devolver as vísceras exteriorizadas para a cavidade abdominal”, conta.
Mário Vaz disse que casos assim são graves por se tratar de recém-nascido. “É uma doença muito grave, ainda em estudo, mas no geral é um defeito, uma má formação congênita. O que se nota é que há um índice maior em gestantes adolescente, mas se o caso for tratado de forma imediata as chances de sobrevida aumentam”, afirma.
Ao término da cirurgia, a pequena Raquel foi encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin), onde permanecerá internada até que se recupere e tenha condições de continuar o tratamento em casa.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba)
E-mail: comunicacao.himaba@igh.org.br
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643