Colaboradores do Hospital de Urgência e Emergência fazem paródia no Maio Amarelo
.jpg?v=638733415453824510)
Profissionais do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, apresentaram aos pacientes na tarde desta segunda-feira (27), uma paródia da música “Juramento do Dedinho”, do cantor Mano Walter, com orientações sobre atenção e respeito no trânsito.
A apresentação foi uma ação ligada ao Movimento Maio Amarelo, que tem como objetivo mobilizar a sociedade, órgãos de governos e empresas na criação de atividades que contribuam na redução do alto índice de mortes e feridos no trânsito.
Com perucas e óculos coloridos, plaquinhas com frases motivacionais, violão e um ônibus confeccionado em papelão, membros do Comitê de Sustentabilidade da unidade, colaboradores das áreas administrativas e de Enfermagem, percorreram todos os setores do hospital. Eles entregaram folhetos com orientações sobre a importância do uso de capacete, do cinto de segurança, respeito ao limite de velocidade permitida e sobre o risco do uso do celular ao volante.
“Lidamos diariamente com pacientes vítimas de acidentes de trânsito. Durante a assistência, acompanhamos o processo de recuperação e do quanto a imprudência afeta a vida social e muda a rotina não só de quem está internado, mas também dos seus familiares”, disse a técnica em Enfermagem, Silvaniere Francisco.
O autor da paródia, o auxiliar administrativo do HEUE, Francis de Souza Neto afirmou que a ação lúdica tem o intuito de levar mais leveza para um ambiente hospitalar e, de contrapartida, despertar a atenção das pessoas sobre sua responsabilidade no trânsito. “Todos os dias, temos a oportunidade de tornar o trânsito mais humano e gentil, respeitando as leis de trânsito”, comentou.
Confira a letra da paródia:
No trânsito o sentido principal é a vida
Então tenha atenção amigo, por favor
Use sempre o cinto e não mexa no celular
Estar atento e sempre conscientizar
E não pôr em risco sua vida, por favor
Eu tenho algo para te contar
Muitos acidentes sei que você pode evitar
Me promete que vai respeitar as placas
Não tem sentido alta velocidade e mal ultrapassagem
Maio Amarelo, Maio Amarelo
Vamos fazer um juramento meu amigo
E ter sempre prudência, o sentido é a vida
Então fechou o trato tá feito
Com paz no trânsito, muita atenção e respeito.
Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa à promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de onze Estados brasileiros – a maioria no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.
A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.