Colaboradores do Hospital Estadual São Lucas participam de atividades de gerenciamento de custos

O Hospital Estadual São Lucas, em Vitória, dentro dos princípios estratégicos da instituição (qualidade, humanização e sustentabilidade), tem desenvolvido diversas ações internas, com a finalidade de orientar os profissionais sobre a importância do planejamento e consumo consciente.
Um dos métodos estratégicos para cumprir a meta orçamentária da instituição foi a implantação de um sistema de acompanhamento e rastreabilidade dos custos de cada área da unidade hospitalar, instalado em 2016. A proposta do sistema é apurar informações de produções de estatística de cada área. Já em 2017, a equipe de Tecnologia da Informação (TI) do hospital desenvolveu um painel de controle de orçamento, onde cada setor pode acompanhar tudo que é dispensado para o seu centro de custo.
Para auxiliar os gestores, o Hospital Estadual São Lucas também criou a Comissão de Gestão de Custos, envolvendo profissionais das áreas administrativa e assistencial. “A Comissão é bem atuante, e sua função é auxiliar gerentes, coordenadores e supervisores no planejamento das ações, inclusive na tomada de decisão, com a finalidade de ficar dentro da meta orçamentária estabelecida”, explicou Adriana Morais, diretora Administrativa e Financeira do hospital.
Para Adriana, gerenciar custos dentro de um ambiente organizacional é um desafio. Mas para que isso aconteça, segundo ela, é importantíssimo que todos os profissionais estejam engajados no processo, a fim de incentivar uma gestão mais participativa e colaborativa. “Cada gestor é responsável em analisar, mensalmente, os indicadores do custo da sua área e desenvolver um plano de ação”, acrescentou.
Campanha lúdica de consumo consciente
Em dezembro do ano passado, o hospital iniciou uma campanha interna para despertar a atenção dos profissionais sobre a importância de atuarem junto às lideranças e cumprir a meta orçamentária estabelecida para seu setor. Desenvolvida pelo Comitê de Gestão de Custos, a campanha apresenta o tema: “Agir com consciência é evitar desperdício”.
A ação é itinerante, ou seja, os envolvidos vão em todos os setores, e conta com apoio de um colaborador caracterizado de super-herói “5Rs” – que representam as práticas de sustentabilidade: reduzir, repensar, reutilizar, reciclar e recusar.
Para tornar a atividade mais participativa, um colaborador da unidade criou a paródia “Gasto desnecessário, não deixe não”. A letra aborda a importância do consumo consciente, mantendo a qualidade e segurança na assistência; o combate ao desperdício e respeito ao bem público.
Outra ferramenta de acompanhamento foi a criação de cartazes que indicam a situação de consumo, que estão fixados em todos os setores do hospital. Na prática é assim: o setor que avançar a meta de consumo estabelecido no seu centro de custo receberá um cartaz de “alerta máximo”, na cor roxa. Se o consumo estiver dentro da meta proposta, o setor receberá um cartaz na cor azul, que apresenta uma frase de incentivo – “Continue: faça a diferença na redução de custos”.
“Além dos cartazes, criamos um gráfico com a despesa mensal do setor, que está fixado em todos os setores do hospital. É uma alternativa de acompanhamento não só para quem coordena o setor, mas também do profissional que atua no operacional. É importante frisar que a finalidade da campanha é educacional, ou seja, a ideia é implementar as estratégias nas áreas para redução de custos, e consequentemente promover melhorias dos serviços prestados aos usuários do hospital” explicou Adriana.
Como parte da campanha, os organizadores desenvolveram um brainstorming denominado "chuva de ideias", com sugestões de ações feitas pelos colaboradores do hospital.
Confira a letra da paródia:
Olha setor, reduza o gasto
Mantendo o hospital com qualidade.
Olha você é responsável,
Então use somente o necessário
Vamos ter uso consciente.
Então não desperdice e faça a diferença,
E com respeito ao bem público,
Cuidar do que é nosso é retorno ao paciente.
Então se liga no desafio...
Reduzir o gasto, mas manter a humanização é muito bom. É muito bom!
Gasto desnecessário inconsciente, Deus do céu, não deixe não! Não deixe não!
Reduzir o gasto, mas manter a humanização é muito bom. É muito bom!
Gasto desnecessário inconsciente, Deus do céu, não deixe não!
O hospital é nosso, meu irmão.
Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade, Minas Gerais, a Pró-Saúde é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.500 leitos e o trabalho de aproximadamente 16 mil profissionais, sendo 2.900 médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) que oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua Sede Administrativa.
Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual São Lucas
E-mail: comunicacao.heue@heueprosaude.org.br
Tel: (27) 3194-0122
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642/3347-5643