21/05/2024 16h00 - Atualizado em 21/05/2024 16h35

Com aumento da demanda em feriados, Hemocentro Regional de São Mateus faz ação para coleta de sangue

Para se antecipar ao aumento da demanda durante feriados, o Hemocentro Regional de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, realizou uma ação e coletou 54 bolsas de sangue no último sábado (18). Nesta quinta-feira (23) será comemorado o dia da Colonização do Solo Espírito-Santense e na próxima quinta-feira (30) será o feriado de Corpus Christ. Em função das datas, o Hemocentro Regional não terá expediente nos dias 23, 24, 30 e 31.

De acordo com dados do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo (Hemoes) da Secretaria da Saúde (Sesa), as ocorrências de urgência e emergência aumentam durante o feriado, principalmente em razão de acidentes de trânsito, e isso gera, em média, 30% de aumento na demanda por bolsas de sangue.

Por conta desse aumento na necessidade de bolsas de sangue, o Hemocentro Regional de São Mateus fez uma ação para reforçar o estoque no último sábado (18). Ao todo, 60 pessoas estiveram na sede de São Mateus para fazer a doação, que resultou em 54 bolsas coletadas. Seis pessoas estavam inaptas.

A administração do Hemocentro Regional ainda reforçou a importância de fazer a doação de forma periódica. Além da demanda nos feriados, as bolsas coletadas são destinadas aos hospitais da região. O Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS) usa, em média, 350 bolsas por mês.

Doadores

Para ser doador, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos, sendo a primeira doação de sangue realizada até os 60 anos. Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial ou fotocópia autenticada em cartório, como carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, carteira de identidade profissional, certificado de reservista ou passaporte.

Além da idade e documentação, é necessário pesar acima de 50 kg, estar em boas condições de saúde, não estar em jejum e aumentar a ingestão de líquidos no dia da doação. O doador não deve consumir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação.

Não podem ser doadores de sangue pessoas que tenham hepatites B e C; hanseníase; hipertireoidismo e Tireoidite de Hashimoto (Hipotireoidismo autoimune); doenças autoimunes que acometam mais de um órgão; doença de Chagas; HIV / AIDS; diabetes TIPO 1; Câncer; Acidente Vascular Cerebral (AVC/derrame); Doença Falciforme ou outras doenças do sangue; e sífilis; façam uso de droga injetável; tenham residido na Europa por 5 anos ou mais, consecutivos ou não. Confira lista (https://hemoes.es.gov.br/quem-pode-e-quem-nao-pode-doar)

Coleta Externa

Para fazer a doação diretamente nos Hemocentros Regionais de São Mateus, Linhares e Colatina, além do Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos (Hemoes), em Vitória, e a Unidade de Coleta, na Serra, o doador pode agendar pelo site https://hemoes.es.gov.br/ ou pelo aplicativo Gota de Vida, disponível de forma gratuita para celulares e tablets, por meio das lojas App Store e na Google Play: https://app.gotadevida.icepi.es.gov.br/.

Além da captação nas sedes dos Hemocentros, prefeituras, órgãos públicos, ONGs, empresas e grupos civis podem solicitar a ida de uma equipe aos municípios de domicílio pelo projeto “Coleta Externa”. Para agendar uma ação de coleta na sua cidade, é necessário ligar no telefone (27) 3636-7920. Para os municípios da região norte, o contato é (27) 99863-9764 ou (27) 3767-7954. A solicitação também pode ser feita de forma on-line, pelo e-mail hemoes.coletaexterna@saude.es.gov.br.  Para mais informações acesse https://hemoes.es.gov.br/captacao-de-doadores.

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde

Luiza Marcondes