Com balões brancos, Himaba chama atenção para cuidados com saúde mental

Desde o início do mês, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, administrado pelo Instituto Gnosis, promove algumas ações da campanha Janeiro Branco, que tem por objetivo chamar a atenção das pessoas para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional. Nesta sexta-feira (15), o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da unidade se juntou na área verde do hospital e soltou balões brancos como forma de chamar a atenção para o tema.
Durante todo o mês de janeiro, os colaboradores do Serviço Social e da Psicologia incluíram orientações nas enfermarias sobre a conscientização para o cuidado à saúde mental. Também distribuíram panfleto informativo para que acompanhantes e pacientes compreendam a importância do autocuidado e tomem conhecimento da rede socioassistencial, caso necessitem de atendimento especializado.
Um grande mural está disponibilizado na entrada principal do hospital, com frases motivacionais e cartazes sobre depressão e ansiedade, incentivando colaboradores e acompanhantes de pacientes a buscar ajuda profissional, caso identifique algum sintoma de transtorno.
Palestras
Outra importante ação foi a realização de palestras para os colaboradores. Os encontros aconteceram, nessa quinta-feira (14) e nesta sexta-feira (15), com as psicólogas Emelini Sperandio e Yara Nunes, que destacaram a importância do autocuidado em todos os aspectos, incluindo o descanso, alimentação saudável, prática de exercícios físicos e consultas médicas regulares, respeitando a subjetividade, sentimentos, potencialidade e as limitações. O momento também foi usado para que cada um pudesse refletir que cada indivíduo deve ser visto de forma singular, dentro do seu contexto, atendendo as necessidades físicas, emocionais, sociais e espirituais.
As profissionais abordaram ainda como a organização do tempo, a valorização de si e o sentimento constante de gratidão impactam positivamente, resultando em uma vida equilibrada e saudável.
A presidente do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), Rayanne Nobre dos Reis Santana Farias, falou sobre o ato simbólico do Grupo de soltar os balões brancos. “Temos promovido muitas ações durante todo o mês de janeiro para promover a discussão em torno da saúde mental. Resolvemos soltar os balões como uma forma subjetiva de incentivar colaboradores e acompanhantes de levar adiante essa causa”, afirmou Rayanne Farias.
O Himaba
Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 06 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).
O Instituto Gnosis se destina à prestação de serviços de saúde, incluída a assistência médica, hospitalar e de serviços auxiliares de diagnóstico e terapia, sempre observada a excelência da atuação, obtida por meio da aplicação das melhores práticas de gestão em saúde disponíveis no mercado. Também por meio, ou não, de convênios firmados com organismos públicos ou privados, prática esta que possibilita o desenvolvimento, aplicação e gerenciamento de novos produtos, métodos e processos educativos, de gestão, e outros, na área da saúde.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves
(Himaba)
comunicacao.himaba@institutognosis.org.br