Comissão de doação e transplante de órgãos do Himaba prove treinamento para coordenadores de Enfermagem

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, administrado pelo Instituto Gnosis, promoveu, nesta segunda-feira (28), um treinamento voltado aos coordenadores de Enfermagem da unidade com objetivo de demonstrar como é feita a notificação do óbito para identificar possíveis doadores.
O treinamento é uma das ações do Dia Nacional de Doação de Órgãos, lembrado neste domingo (27). Segundo dados da Central Estadual de Transplantes do Espirito Santo (CET-ES), 1.366 pessoas estão na fila aguardando por um transplante no Estado, sendo 340 aguardando por córneas, 24 por fígado, 998 por um rim e quatro por coração. Os dados são desta segunda-feira (28).
Para a coordenadora do CIHDOTT do Himaba, Larissa Braga Pratti, é fundamental que a equipe esteja treinada para fazer as notificações. “É obrigatório que todo hospital notifique os óbitos à Central para que a gente consiga visualizar possíveis doadores. Desta forma poderemos diminuir a fila de espera, conseguindo salvar mais vidas”, explicou.
Os coordenadores serão responsáveis por replicar os conhecimentos do treinamento e fiscalizar o cumprimento da norma, junto com a CIHDOTT, pelas equipes assistenciais do Hospital Infantil de Vila Velha.
Além dessa ação, a comissão preparou um mural na entrada do hospital com informações sobre o tema para informar aos colaboradores sobre a importância da doação de órgãos.
O Himaba
Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br