13/07/2016 15h46 - Atualizado em 13/07/2016 15h47

Comissão de Ética de Enfermagem toma posse no Hospital de Urgência e Emergência

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória, instituiu a Comissão de Ética de Enfermagem. A iniciativa tem como foco assegurar o rigor no cumprimento da legislação da profissão e garantir o atendimento de qualidade, sendo um importante instrumento para o avanço das ações educativas e para o aperfeiçoamento das atividades. 

“O hospital será enormemente beneficiado com essa comissão porque ela vai atuar com ações de melhorias, auxiliando os profissionais de enfermagem e aprimorando a qualidade da assistência oferecida ao paciente”, afirmou o diretor assistencial do Hospital Estadual de Urgência e Emergência, Rosialdo Lobato. 

Com mandato de três anos, 2016-2018, a Comissão de Ética de Enfermagem foi eleita a partir de uma votação promovida no hospital entre enfermeiros e técnicos de enfermagem em abril. Duas chapas, com cinco membros cada, participaram da eleição. Presente na solenidade de posse, realizada no dia 06 de julho, Rosialdo Lobato parabenizou os profissionais pela participação no processo de definição da comissão. 

O ato contou com a participação de Elias de Souza Lima, tesoureiro do Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES), e de Wladimilson Gama Almeida, que preside a Câmara Técnica de Processo Ético (CTP) do conselho. Ele oficializou a posse da Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Estadual de Urgência e Emergência. 

Wladimilson afirmou que a comissão tem um papel fundamental no cumprimento legal da profissão, atuando com ações proativas e visando o benefício dos profissionais da enfermagem. 

“A Comissão de Ética da Enfermagem é de grande importância dentro do hospital. É necessário conduzir com segurança e seriedade esse trabalho. Por isso, os membros empossados em breve serão treinados pela equipe do Coren”, disse. 

Como presidente da Comissão, a enfermeira Juliana dos Santos Falcão agradeceu aos colegas pela votação e afirmou que as ações serão pautadas em equipe. “Teremos desafios importantes pela frente e conto com a colaboração de todos os técnicos de enfermagem e enfermeiros do hospital”, afirmou a presidente.

 

O hospital 

Mantido pelo Governo do Estado do Espírito Santo, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado da Saúde desde 18 de dezembro de 2015. Atualmente, atuam no hospital 304 técnicos de enfermagem e 84 enfermeiros. 

 

Membros da Comissão de Ética de Enfermagem

 

Efetivos:

Juliana dos Santos Falcão, presidente

Thais Miranda Rossa Santos, vice-presidente

Giane Quirina da Silva, secretária

 

Suplentes:

Suellen Stein Gatti

Érica Miranda Costa Gonçalves

 

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgência e Emergência

Elisângela Gonçalves

comunicacao.heue@heueprosaude.org.br

(27) 3194-0122 / 9 9233-7237

 Foto: Assessoria de Comunicação/HEUE

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges

jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br

Juliana Rodrigues

julianarodrigues@saude.es.gov.br

Ana Carolina Stutz

anapinto@saude.es.gov.br

Juliana Machado

julianamachado@saude.es.gov.br

Álvaro Muniz

alvaromuniz@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-27

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard