12/07/2019 17h26 - Atualizado em 12/07/2019 17h27

Comissão Técnica de Humanização se reúne para discutir desafios da área da saúde

A Comissão Técnica de Humanização (CTH) se reuniu, na manhã dessa quarta-feira (10), para discutir e propor ações de melhoria em benefício aos usuários e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). O grupo, formado por representantes de todos os órgãos e serviços vinculados à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), recebeu a coordenadora do Planejamento Estratégico da Sesa, Eloá Sena Ribeiro, que apresentou pontos do planejamento estratégico do Governo do Estado e os principais desafios para a área da saúde.

“As ações e os programas que serão desenvolvidos ao longo dos próximos quatro anos já estão definidos. O Planejamento Estratégico do Governo listou alguns desafios para a área da saúde como ‘ampliar e adequar a infraestrutura física e tecnológica do SUS para tornar os ambientes de acesso resolutivo e acolhedor aos usuários’, por exemplo”, explicou a coordenadora, que ofereceu ainda uma reflexão: “Como esses programas poderão ser aplicados nos locais onde vocês trabalham”?

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, envia, mensalmente, representantes para participarem da CTH. Esses membros são orientados a, em seguida, replicarem as orientações e discussões, além das ferramentas aprendidas, ao Grupo Técnico de Humanização (GTH) da instituição.

Nesse encontro da CTH, a coordenadora dos setores de Ouvidoria e Projetos Sociais do Hospital Dr. Jayme, Marta Almeida, participou e, ao final, comentou sobre a importância do grupo e das discussões que são realizadas.

“O apoio desse grupo, os debates que fazemos aqui e os princípios que norteiam o nosso trabalho são de extrema importância para o Hospital Dr. Jayme. Ao longo dos anos, evoluímos nas nossas práticas de humanização e a gestão participativa e solidária têm trazido benefícios aos usuários que nos procuram diariamente”, contou.

Grupo Técnico de Humanização – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Desde a abertura da unidade, as diretrizes do Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Humanização (PNH), são seguidas e aplicadas. O serviço de Ouvidoria funciona 24 horas, a reunião de acompanhantes acontece semanalmente, ações de saúde e conscientização ao longo do ano, o trabalho da capelania, entre várias outras atividades estão no escopo da PNH e são trabalhos e serviços realizados pelo Hospital Dr. Jayme.

Entretanto, um grande passo para a unidade foi a instituição do Grupo Técnico de Humanização (GTH), em novembro de 2018. Isso significa que o Hospital Dr. Jayme conta com uma equipe de profissionais que se reúne mensalmente, sempre às últimas quintas-feiras do mês, para discutir e promover ações de humanização por toda a unidade.

O grupo, composto por 10 pessoas, é formado por colaboradores de todos os setores da unidade: equipe multidisciplinar, ouvidoria, recursos humanos, unidade de internação, atendimento ao cliente, entre outras.

Informações à imprensa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro