04/08/2021 18h00 - Atualizado em 04/08/2021 18h01

Comitê de Aleitamento Materno do Himaba realiza ações de incentivo à amamentação

O Comitê de Aleitamento Materno do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, organizou, em parceria com o Grupo de Trabalho Humanizado (GTH), ações para celebrar a Semana Mundial de Aleitamento Materno. A ideia é conscientizar a todos sobre a importância dessa ação e proporcionar momentos de interação entre os pacientes e colaboradores da unidade.

A equipe responsável pela realização das atividades, distribuiu painéis e cartazes pelo hospital. Além disso, foram feitas abordagens com adesivos personalizados e frases referentes ao aleitamento materno. Para os colaboradores, ainda haverá sorteio durante a semana. Atualmente, o hospital está sob gestão do Instituto Acqua.

A presidente do comitê e responsável técnica pelo Banco de Leite Humano (BLH) do Himaba, Angélica Carvalho, lembra que o leite humano não é apenas a principal fonte de alimento do recém-nascido como também é o fator determinante no desenvolvimento da criança e na redução das taxas de mortalidade infantil. Ela explica que durante o período mais intenso da quarentena para enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19), as doações de leite humano registraram leve aumento, porém voltaram a cair, sendo preciso garantir engajamento para que adquiram volume necessário de coletas.

“Em um dado momento da pandemia, até por conta de muitas mães estarem em casa durante o isolamento e conseguirem desenvolver uma rotina de amamentação mais tranquila, tivemos ascensão no abastecimento. O que elas produziam além do que era aproveitado por seus filhos, recebíamos para distribuir entre os pacientes da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Para atender à demanda interna dos bebês, prematuros ou de baixo peso que se encontram internados no setor, precisaríamos de 70 litros semanais, porém essa é a média que estamos registrando durante todo o mês”, destacou Angélica Carvalho.

A técnica ressalta que a campanha mobiliza a sociedade como um todo, e até quem não é doadora ajuda no funcionamento do trabalho no local. “No mês passado, recebemos 200 frascos para armazenamento de leite, que foram doados por uma cidadã. Eles são essenciais para mantermos a conservação ideal do alimento”.

 

Números do Banco de Leite

De janeiro a julho deste ano, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba) contou com 236 doadoras, coletando 455,2 litros de leite humano e atendendo 257 recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade. No mesmo período do ano de 2020, foram 203 mães doadoras, 278,7 litros de leite e 259 bebês alimentados com leite doado.

Atualmente, o estoque do BLH do Himaba está com média de 70 litros de leite humano. Com essa quantidade, é possível alimentar 35 prematuros por aproximadamente sete dias.

 

Atendimento no Banco de Leite do Himaba

Atualmente, o Banco de Leite do Himaba realiza atendimentos presenciais por meio de agendamentos, das 8h às 17h, todos os dias da semana. A coleta ainda pode ser feita pela equipe da instituição na residência da lactante, toda quinta e sexta-feira, de forma agendada pelo telefone (27) 3636-3151.

No dia anterior a coleta, é feito o contato com a mãe para confirmar o atendimento no local. Vale destacar que no período de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), os cuidados antes, durante e depois da coleta permanecem dentro dos protocolos estabelecidos para prevenir a contaminação pela doença.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)

Thaís Tomazelli

thais.tomazelli@institutoacqua.org.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard