Comunicado: correção sobre casos Mpox no Espírito Santo

A Secretaria da Saúde (Sesa) corrige os dados referentes à incidência da MPox no Espírito Santo no ano de 2022, período em que foram encaminhadas 1.953 amostras ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Espirito Santo (Lacen/ES) para a análise, sendo 313 positivas, que pertenciam a 159 pacientes que tiveram confirmação de Mpox.
Anteriormente, foi divulgado o número de 313 casos confirmados para MPox, mas esse dado se refere ao número de amostras positivas e não de pacientes.
Para cada caso suspeito de Mpox, são coletadas diversas amostras do mesmo paciente, referentes aos locais em que existem lesões aparentes no corpo.
Já em 2023, o Lacen/ES realizou 497 ensaios, que detectaram 36 casos confirmados. Em 2024, até esta segunda-feira (26), já foram realizados 589 testes, sendo possível identificar 9 (nove) casos positivos para Mpox.
O Lacen reitera o compromisso com a transparência dos dados, comprometendo-se a corrigir prontamente quaisquer divergências identificadas, garantindo que a população esteja adequadamente informada e consciente das medidas necessárias para preservar a sua saúde.
“Esse compromisso reflete nosso objetivo contínuo de promover a confiança e a segurança na divulgação de informações essenciais para o bem-estar coletivo", destacou o diretor do Lacen, Rodrigo Rodrigues.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos