Conferência da ADESG em Linhares aborda desafios na gestão da saúde no Espírito Santo

A saúde foi tema da conferência da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), realizada nessa terça-feira (06), em Linhares.
O evento, realizado na sede da Associação, contou com a apresentação do secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte. O secretário fez uma apresentação com o tema "A Saúde no ES: Desafios para uma Gestão de Qualidade nas Instituições de Saúde".
Na explanação, o secretário Miguel Duarte abordou os principais obstáculos e perspectivas para a melhoria da gestão da saúde pública no Espírito Santo, com foco na estrutura e nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A conferência da ADESG foi uma rica oportunidade de destacarmos os avanços da saúde capixaba em diferentes áreas e também de pontuar os desafios enfrentados na gestão da saúde no Espírito Santo. Um ponto importante do debate foi o investimento tecnológico, setor em que a Sesa tem avançado desde 2019, pois de posse cada vez mais de indicadores podemos realizar transformações dentro da gestão que se refletirá no serviço prestado para a população”, salientou Duarte.
Principais pontos da apresentação:
Desafios do SUS e da sociedade brasileira:
- Modelo de gestão: A complexidade da regulação, assistência, gestão de pessoas e inovação tecnológica dentro do SUS;
- Financiamento: A necessidade de estratégias eficazes para garantir um financiamento sustentável e eficiente para o sistema de saúde;
- Governança e modelos de atenção: A importância de uma governança robusta e a transição dos modelos de atenção para melhor atender a população.
Transições na situação de saúde:
- Demográfica: Envelhecimento da população e suas implicações para o SUS;
- Nutricional: Crescente incidência de sobrepeso e obesidade;
- Epidemiológica: Mudança de condições agudas para crônicas e a adaptação necessária dos serviços de saúde;
- Tecnológica: A implementação do SUS Digital e a inovação nas práticas de saúde.
Epidemiologia e mortalidade no ES:
- Doenças crônicas e infecciosas: Análise das principais causas de mortalidade e morbidade no Estado, destacando doenças cardiovasculares, neoplasias e condições respiratórias.
- Mortalidade materna e infantil: Dados históricos e estratégias para redução da mortalidade.
- Enfrentamento de arboviroses: Casos de dengue, chikungunya e zika, e as ações implementadas para controle e prevenção dessas doenças.
Cobertura Vacinal:
- Desempenho e metas: Taxas de cobertura vacinal para diversas doenças e os planos estaduais para recuperação dessas taxas, especialmente em relação à influenza e COVID-19.
Assistência farmacêutica:
- Farmácia Cidadã: Expansão e desafios da assistência farmacêutica no Estado, com destaque para a nova sede da Farmácia Cidadã de Serra.
Financiamento da saúde:
- Dados orçamentários: Análise do demonstrativo de aplicação de recursos e a comparação com outros estados da região Sudeste.
* Fotos do evento aqui
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br