21/11/2017 18h31 - Atualizado em 21/11/2017 18h32

Conselho Estadual de Saúde dá posse aos novos conselheiros

Na tarde desta terça-feira (21) o auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM), em Vitória, ficou lotado para a posse dos conselheiros do Conselho Estadual de Saúde (CES). O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, esteve presente e falou sobre a importância do papel dos conselheiros e disse que conta com o trabalho deles para que a rede pública ofereça um serviço de qualidade ao usuário.

"Temos que articular um conjunto de interesses no sentido de atender ao usuário do SUS. É um trabalho difícil, desgastante, mas que vale a pena quando se consegue fazer. Estamos reorganizando a rede de atenção à saúde, com a implantação da Rede Cuidar, começando pelo Norte, e se estendendo para o restante do Estado. Os depoimentos dos usuários que passam por lá mostram que estamos no caminho certo. É preciso dar qualidade ao sistema, e os conselheiros, a partir dessa posse, entram para ajudar a resolver a problemática, utilizando aquilo que podem, que é fiscalizar a qualidade no atendimento”, disse o secretário.

A presidente do CES, Joseni Valim de Araújo, reforçou que o papel do conselheiro é observar a qualidade do serviço prestado e também fiscalizar como o dinheiro público está sendo empregado na rede de saúde.

“O conselho fiscaliza se o dinheiro é bem empregado, se o serviço é prestado com qualidade e se o ambiente é bom para o usuário do sistema e para as equipes de profissionais. O profissional que trabalha sobrecarregado ou em um ambiente ruim, não oferece um bom serviço”, disse.

Joseni ainda falou que quando constatada alguma falha no processo, o conselheiro deve apontar o problema e mostrar uma solução.

Ao todo, 21 hospitais da Grande Vitória, tanto estaduais como os que oferecem serviços pelo SUS, elegeram seus conselheiros gestores. Este ano, também elegeram membros no Conselho o Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes (Hucam), Hospital Santa Rita de Cássia, Santa Casa de Misericórdia e Pró-Matre, todos em Vitória, e a Maternidade Municipal de Cariacica.  

O Conselho Estadual de Saúde é um órgão colegiado de caráter permanente e deliberativo, composto por prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que têm a função de decidir, junto com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), as diretrizes de planejamento no sistema de saúde pública estadual.

Unidades:

  1. Hospital Estadual Central;
  2. Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes (Hucam);
  3. Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes);
  4. Santa Casa de Vitória;
  5. Hospital Santa Rita de Cássia;
  6. Hospital Estadual São Lucas;
  7. Maternidade Municipal de Cariacica;
  8. Hospital da Polícia Militar (HPM);
  9. Clínica dos Acidentados;
  10. Hospital Estadual Dório Silva;
  11. Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria;
  12. Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG);
  13. Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves;
  14. Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba);
  15. Hospital Pedro Fontes;
  16. Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes);
  17. Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC);
  18. Maternidade Pró-Matre;
  19. CRE Metropolitano;
  20. Hospital Estadual de Vila Velha;
  21. Hospital Evangélico de Vila Velha.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard