13/07/2017 18h02 - Atualizado em 13/07/2017 18h06

Conselho Estadual de Saúde elege nova presidente

Foi eleita na tarde desta quinta-feira (13) a nova presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES). Joseni Valim de Araújo, representante da Pastoral da Saúde e dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), foi eleita durante a 68ª Reunião Extraordinária do CES, e fica à frente da gestão até julho de 2018, quando será realizada uma nova eleição para o colegiado.

Esta é a primeira vez que um presidente do Conselho é eleito, o que era uma reivindicação antiga dos movimentos sociais de usuários do SUS e profissionais de saúde, e ocorre após a promulgação da Lei 10598 de 08/12/2016.

Também farão parte da mesa diretora o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, e o subsecretário Fabiano Marily; além de Maria Carlesso e Eliana Aparecida do Nascimento, representando os profissionais de saúde; Gilson Sena Ventura, Elci Miranda Lobão e Maria Lúcia dos Santos Mariano, representando os usuários do SUS.

De acordo com a nova presidente, o principal desafio para a gestão será conseguir unificar o Conselho. Segundo ela, o CES está dividido, e é preciso trabalhar para que essa unificação aconteça e então se consiga trabalhar em prol do usuário do SUS.

“O principal desafio aqui é trabalhar a unificação do Conselho, que hoje está muito dividido, e realizar um planejamento sobre os passos que serão dados nesse período. Também é preciso ter uma visão prática de saúde para o usuário e oferecer um serviço de qualidade”, disse Joseni.

Para o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, membro da mesa diretora do CES, essa eleição extraordinária proporciona uma oxigenação periódica e permite que todos tenham participação dentro do Conselho.

Durante a reunião, o secretário ressaltou que o SUS é o melhor programa social do País, mas destacou que é preciso organização para que o sistema funcione plenamente. Ele destacou ainda sobre a importância dos mutirões de saúde realizados pelo Estado, como as cirurgias oftalmológicas e a distribuição de órteses e próteses, para reduzir as filas e o tempo de espera dos pacientes da rede pública.

“O Conselho Estadual de Saúde é um fortalecimento no controle da gestão da saúde. É preciso compreender que o SUS é o melhor programa social do País, mas também é preciso fazer com que o sistema funcione em sua plenitude”, disse o secretário.

 

Os eleitos

- Ricardo de Oliveira

- Fabiano Marily

- Joseni Valim de Araújo

- Maria Carlesso

- Eliana Aparecida do Nascimento

- Gilson Sena Ventura

- Elci Miranda Lobão

- Maria Lúcia dos Santos Mariano

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges/Juliana Rodrigues/Juliana Machado/Isabel Pimentel/Luciana Almeida
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/99969-8271/99943-2776/99983-3246

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard