18/06/2021 18h02 - Atualizado em 18/06/2021 18h04

Conselho Estadual de Saúde realiza eleições entre 20 e 22 de julho

A Comissão Eleitoral responsável pela eleição de Conselho Estadual de Saúde (CES/ES) promove um novo Processo Eleitoral, que acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de julho, para a escolha dos membros que vão compor o colegiado para o triênio de 2021/2024. 

As inscrições para participar do processo eleitoral estão sendo realizadas desde do último dia 16 de junho e serão encerradas no próximo dia 05 de julho, podendo ser efetuadas mediante o envio dos documentos descritos no Edital DIO-ES, publicado no Diário Oficial do Estado, nessa segunda feira (14). 

Clique aqui para acessar o Edital de Convocação – Eleição para o Conselho Estadual de Saúde - CES/ES  2021/2024. 

O secretário executivo Alexandre de Oliveira Fraga destacou a importância do processo eleitoral. “A importância da eleição é a de estar e um espaço de controle social e participação popular, que envolve todo um conjunto de atores que compõe o Sistema Único de Saúde. É um espaço que foi constituído a partir da constituição de 1988 e é um dos pilares do Sistema Único de Saúde. São 14 representações no seguimento de usuários, sete representações dos trabalhadores da área de saúde e sete representações entre gestores e prestadores de serviços, o que engloba grande representatividade das diversas áreas da saúde”, enfatizou.

Quem pode participar

Podem se inscrever para as eleições as entidades e movimentos sociais, representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), subdividido em seus diversos segmentos (representantes de pessoas com deficiência, idosos, portadores de doenças e patologias, aposentados, indígenas, estudantes, comunidades científicas, setor empresarial, entre outros); vários segmentos que podem ser representados na bancada de usuários, que serão preenchidas com essas representações, além de todos os sindicatos de âmbito estadual que representem os trabalhadores que atuam na área de saúde (médicos, dentistas, enfermeiros), e trabalhadores em geral da área de saúde. Também os prestadores de serviços de saúde, representantes privados, filantrópicos e organizações sociais que também atuam hoje no SUS, que tenham comprovada existência de, no mínimo, dois anos.

As entidades inscritas, conforme o edital do processo eleitoral publicado, poderão participar do processo eleitoral, sejam como candidatas ou eleitoras, desde que cumpram com os pré-requisitos estabelecidos no edital e no regimento eleitoral que já estão publicados no site da Secretaria da Saúde (Sesa), na página do Conselho Estadual de Saúde. 

Live para orientações e recomendações sobre processo eleitoral

Acontecerá na próxima terça-feira (22), às 14 horas, uma live pelo canal do Conselho Estadual de Saúde no YouTube, que ficará gravada para posteriores acessos aos interessados em participar do processo eleitoral, com os objetivos de divulgar o processo eleitoral, esclarecer todos os detalhes do regimento eleitoral e do edital e tirar dúvidas dos interessados em participar do processo.

"Esse será um momento em que as entidades e os interessados poderão conhecer com maiores detalhes todo o processo eleitoral. Como ele vai se dá para que não tenham nenhuma dúvida e para que as entidades possam se apresentar para a disputa das vagas que estão abertas. É um momento extremamente importante no qual o Conselho Estadual de Saúde e a comissão eleitoral cumprem o seu papel de dar visibilidade ao processo, fazendo ampla divulgação e garantindo assim o acesso de todos à informação”, pontuou o secretário executivo.

O Conselho

O Conselho Estadual de Saúde é um órgão secundário, de caráter permanente e determinante, composto por prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde, que tem a função de decidir, junto com a Secretaria da Saúde, as diretrizes de planejamento para o sistema de saúde pública estadual. É um órgão de assessoramento, permanente e deliberativo, composto por 28 representações, sendo um conselho paritário.

 

Informações à imprensa

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