25/01/2019 18h43 - Atualizado em 25/01/2019 18h45

Controle de Infecção do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves determina registro mensal de adesão à higienização de mãos

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, realizou, nesta quarta-feira (23) o primeiro encontro de 2019 entre gestores e referências das áreas assistenciais para apresentar os números registrados pelos setores e discutir ações efetivas para a redução do risco de infecções hospitalares. A reunião acontece mensalmente na unidade.

Além dos assuntos pendentes em pauta, foi o momento de traçar novos planos para a unidade. A médica responsável pela SCIH do Hospital Dr. Jayme, Daniela Feitosa, lançou um desafio aos gestores e referências.

“Queremos que as áreas participem da aferição dos números. É importante que tenham conhecimento e se atentem às oportunidades de melhoria que estão ao nosso redor. A partir desse ano, eles serão os responsáveis por aferir o indicador ‘taxa de adesão à higienização das mãos’ e, mensalmente, discutiremos criticamente cada valor registrado”, completou Daniela.

A Liga da Higienização das Mãos, como são conhecidos, já fazia esse trabalho de análise de indicador, mas a tarefa era realizada semestralmente. A médica da SCIH acredita que o tempo menor de avaliação vai resultar em um processo mais eficaz e com respostas mais rápidas.

“Vamos ganhar em agilidade e, assim, conseguiremos, em tempo real, saber se nossas ações estão sendo bem recebidas e com resultados importantes aos pacientes”, destacou Daniela Feitosa.

Para a enfermeira referência da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN), Lorena Orletti, a nova forma de apuração mostra comprometimento com os processos e com os pacientes. “Acredito que o registro mensal desse indicador trará ganhos aos pacientes internados. No caso da UTIN, por exemplo, poderemos traçar planos e colocar em prática ações de melhoria tão logo identificarmos os pontos. A experiência será boa tanto para nós, gestores, quanto para nossos bebês”, disse Lorena.

 

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Kárita Iana / Luan Ribeiro / Luciana Almeida / Syria Luppi / Thaísa Côrtes

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Ravane Denadai

(27) 99274-5245 / 3331-7552

ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard