06/12/2019 17h44 - Atualizado em 06/12/2019 17h47

Cosems encerra atividades de 2019 em evento na região serrana

Nesta sexta-feira (06), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, juntamente com a diretora geral do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), Quelen Tanize Alves da Silva, participou da assembleia de encerramento das atividades do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espirito Santo (Cosems/ES), realizado em Domingos Martins.

Encontro discutiu o “Qualifica APS”, que tem o objetivo de agilizar, inovar e qualificar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, com a explanação da diretora geral do ICEPi, Quelen Tanize. Também foram debatidos os temas: “Estratégia de organização da média complexidade no Espírito Santo; e o “Cenário da Vigilância Sanitária no Espírito Santo”, com a gerente Estadual de Vigilância em Saúde, Kelly Rose Areal”.

De acordo com Nésio Fernandes, o evento foi o fechamento de um ano excepcional com os secretários municipais de saúde. Ele destacou que houve diversas expressões generosas por parte dos gestores ao se referirem à ousadia dos projetos construídos em 2019.

“Além da ousadia, eles falaram sobre todos os projetos que a gente construiu com eles ao longo deste ano, e de quão cheio de novidade foi tudo aquilo que conseguimos apresentar como a estruturação da rede com o Qualifica APS, todos os sete componentes do programa, o movimento de organização da rede de urgência e emergência com a expansão do Samu, com o Melhor em Casa, e o debate do co-financiamento da complexidade”, disse o secretário.

Fernandes também falou sobre a expectativa de todos, dando seguimento a esses projetos em 2020. “De fato conseguimos perceber que todos os municípios estão muito bem mobilizados para que tudo se materialize”, afirmou.

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643

asscom@saude.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard