20/05/2024 17h21 - Atualizado em 21/05/2024 11h21

CRE de São Mateus realiza encontro de conscientização sobre fibromialgia

O Centro Regional de Especialidades (CRE) de São Mateus, por meio do Consultório Multiprofissional Especializado em Dores Crônicas, o AmparADOR, realizou o I Encontro Regional de Pacientes com Fibromialgia. O encontro aconteceu na última sexta-feira (17).

Com uma abordagem multiprofissional, o encontro foi realizado no auditório da Universidade Vale do Cricaré (Univc) para marcar o Maio Roxo, mês panamericano de conscientização das doenças reumáticas, e o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia, lembrado em 12 de maio.

A fibromialgia, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, afeta cerca de 2,5% da população mundial, com maior incidência em mulheres de 30 a 50 anos, e é caracterizada por dores musculares generalizadas e crônicas, que podem durar mais de três meses. A doença não tem cura e as causas ainda não são totalmente conhecidas, mas estudos apontam que a fibromialgia acomete pessoas com histórico de traumas e estresse emocional, com alterações neurológicas que aumentam a percepção da dor.

Para o encontro, foram convidados pacientes em tratamento e também referências técnicas municipais em fibromialgia, e contou com cerca de 40 pessoas, dos municípios de Conceição da Barra, Montanha, Mucurici, São Mateus e Pedro Canário.

O objetivo do evento foi demonstrar as estratégias do tratamento da redução da dor, por meio da adesão às terapias e prevenção dos problemas de saúde. Com palestras e oficinas, os profissionais da Saúde orientaram sobre o manejo da dor e o uso racional dos medicamentos.

AmparADOR

O AmparADOR é um projeto e uma parceria da Superintendência Regional de Saúde (SRS) Norte, com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Universidade Vale do Cricaré (UNIVC), e acontece desde março deste ano.

Para ter acesso ao Programa, o paciente precisa atender a alguns critérios, como ser portador de dor há mais de três meses, dor de difícil controle ou com resposta insuficiente a tratamentos anteriores; e pacientes que façam uso de opioides ou tenham alguma doença que provoque dor crônica, como a fibromialgia. Caso atenda os pré-requisitos, o usuário deve procurar a Unidade de Saúde do município onde mora para que o médico faça o encaminhamento para a especialidade.

O ambulatório é formado por uma equipe multiprofissional composta pela médica Mirella Berzin Barcellos Silva, anestesista e pós-graduada em Dor Crônica pelo Hospital Albert Einstein e vinculada ao CRE; uma farmacêutica, a professora Ana Alice Dias de Castro Luz; e um psicólogo, o docente Jefferson Pessoa Hemerly, professores da Ufes, além da fisioterapeuta, a docente Cecília Machado Borgo de Almeida, vinculada à UNIVC.

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde

Luiza Marcondes