CRE Norte realiza mobilização para medição de óculos gratuitos no ES

O Programa de Órtese e Prótese Oftalmológica da Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Superintendência Regional de Saúde Norte, em São Mateus (SRSSM), realizou duas mobilizações de medição para que pacientes oftalmológicos da região Norte do Espírito Santo tenham acesso a óculos de forma gratuita. Foram disponibilizadas um total de 420 vagas para as ações.
As mobilizações, que aconteceram nos dias 18 de novembro e 21 de dezembro, foram realizadas no Centro Regional de Especialidades Norte (CRE-Norte), localizado em São Mateus. Em novembro foram disponibilizadas 200 vagas e, em dezembro, mais 220 vagas. Foram chamados pacientes dos municípios de Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Nova Venécia, Pinheiros, Pedro Canário, São Mateus e Vila Pavão.
Desde o início do ano de 2024, 2.365 pessoas foram contempladas pela distribuição de órteses oftalmológicas (óculos de grau) no Norte do Espírito Santo. Os 420 pacientes que tiveram os óculos medidos durante essas duas últimas mobilizações receberão os óculos nos dias 18 de janeiro e 1º de fevereiro.
O programa teve início na região Norte do Espírito Santo em setembro de 2023. A superintendente Regional de Saúde, Leonídia Costa, comemorou o sucesso do serviço e os ganhos para os pacientes que região. “O programa faz parte da ampliação dos serviços de saúde para dar mais qualidade de vida à população. Nem todos os usuários têm condições financeiras de pagar por um óculos”, explicou Leonídia Costa.
A dona de casa Vanusa de Jesus, de 43 anos, foi uma das contempladas pelo programa durante a ação realizada no último sábado (21). Ela ficou sabendo da possibilidade de receber os óculos gratuitamente por meio da agente comunitária de saúde que atende a região onde ela mora em Pedro Canário.
“Eu estava com dificuldades para enxergar, mas não tinha condição de comprar um óculos. Isso me ajudou bastante. O atendimento foi rápido e muito bom”, elogiou.
Outra usuária que teve acesso aos óculos de forma gratuita foi a chefe de zeladoria Irene Santos, de 53 anos. Ela contou que estava precisando do dispositivo para leitura e aguardou na fila da Regulação Estadual, responsável pelo agendamento do serviço, até ser chamada para o atendimento.
Como ter acesso ao Programa na Região Norte de Saúde
Para ter acesso ao Programa de Órtese e Prótese Oftalmológica, o paciente deve ter a prescrição para o uso de óculos fornecida por um oftalmologista do Sistema Único de Saúde (SUS), emitida no prazo máximo de seis meses. Depois disso, o interessado deve procurar a Unidade de Saúde de referência no seu município para fazer o agendamento com os documentos, conforme listados abaixo:
- Cartão do SUS
- Documento de identidade;
- Comprovante de residência em nome do paciente. Se for em nome do cônjuge, anexar certidão de casamento;
- Caso more de aluguel ou casa de terceiros, anexar uma declaração simples do proprietário, atestando a moradia ou uma declaração emitida pela Unidade de Saúde ou Centro de Referência de Assistência Social (Cras);
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde
Luiza Marcondes
luizamarcondes@saude.es.gov.br