12/03/2025 18h00 - Atualizado em 17/03/2025 09h20

CREFES promove I Simpósio de Integração Residência, Serviço e Pesquisa

Para celebrar seus 46 anos e receber os novos residentes, o Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (CREFES), localizado em Vila Velha, nessa quarta-feira (12), o I Simpósio de Integração Residência, Serviço e Pesquisa. O evento aconteceu no NTA/CREFES, reunindo profissionais, pesquisadores e residentes da área da saúde para debater a importância da pesquisa científica no aprimoramento dos serviços oferecidos à população.

A programação do simpósio contou com palestras, discussões e uma mostra científica, promovendo o intercâmbio de conhecimento entre acadêmicos e profissionais da rede pública de saúde. A abertura do evento contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, da subsecretária de Estado de Atenção à Saúde, Carolina Sanches, e da diretora do Crefes Adriana Vidal.

O secretário destacou a importância da instituição para o Estado. “É com grande satisfação que celebramos hoje os 46 anos do Crefes, uma instituição que, ao longo de sua trajetória, tem sido referência no cuidado, na inclusão e na promoção da qualidade de vida de milhares de capixabas. O Crefes representa um pilar essencial na rede pública de saúde do nosso estado, oferecendo atendimento especializado e multidisciplinar para pessoas que enfrentam desafios de mobilidade e funcionalidade. Aqui, cada profissional empenha-se não apenas na reabilitação física dos pacientes, mas também no acolhimento e no suporte integral a eles e às suas famílias”.

A subsecretária Carolina Sanches destacou o compromisso da instituição com a inovação e o aprimoramento dos serviços prestados. “A realização do I Simpósio de Integração Residência, Serviço e Pesquisa fortalece a conexão entre assistência, ensino e pesquisa. Acreditamos que a ciência e a qualificação profissional são ferramentas fundamentais para ampliar ainda mais o impacto positivo dessa unidade na vida dos capixabas”.

“Agradeço a todos os profissionais, pesquisadores, residentes e servidores que fazem parte dessa história e que dedicam diariamente seus talentos para transformar vidas. Hoje somos reconhecidos até internacionalmente, porque tem pesquisas que foram realizadas aqui dentro que foram apresentadas fora do Brasil e tem artigos nossos, de profissionais nossos, que são publicados em livros do SUS e livros técnicos usados em universidades. É um orgulho”, disse a diretora do Crefes, Adriana Vidal.

As fotos do evento estão disponíveis neste link.

 

Simpósio

Os destaques do simpósio foram a apresentação dos programas de residência do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), as experiências da Residência Médica em Acupuntura, conclusão do primeiro ano do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência no CREFES.

O evento ainda abordou a relevância da pesquisa científica nos serviços de saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), e discutiu as metodologias utilizadas em pesquisas científicas aplicadas aos serviços de saúde; seguido da mostra científica do CREFES, momento dedicado à exposição de estudos desenvolvidos na unidade.

A organização foi da Comissão de estágio do CREFES e pelas residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência do ICEPi.

Sobre o Crefes

O Centro de Reabilitação Física do Estado do Espírito Santo (Crefes), estabelecido no Estado por meio do Decreto 1.791-E, no dia 22 de fevereiro de 1979, oferece serviço especializado que compõe a Rede de Assistência à Saúde (RAS), sendo referência aos 78 municípios do Estado. O Crefes fica na R. Gastão Roubach, S/N - Praia da Costa, Vila Velha. 

Serviços:
- Reabilitação motora;
- Reabilitação auditiva;
- Ambulatório de curativos;
- Clínica da dor;
- Concessão de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção conforme definido na Portaria Ministério da Saúde Nº1272/2013;
- Concessão de aparelho de amplificação sonora individual
- Hidroterapia;
- Atendimentos com profissionais: assistente social, neurologista, nutricionista, nutrólogo, ortopedista, psicólogos e urologista para Pessoas com Deficiência Física;
- Oficinas Terapêuticas, Habilitação e Reabilitação Profissional;
- Emissão de laudos, por exemplo: passe livre, isenção ICMS, INSS.
- Profissional de Educação Física.


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard