24/05/2018 16h40 - Atualizado em 24/05/2018 17h44

Criança recebe alta do Himaba após nove meses de internação

“Meu sonho é levar a minha filha pra casa e compartilhar uma vida normal como a de todos, a vendo brincar e sorrir”. Estas são palavras emocionadas de Thais de Oliveira Teixeira, 25 anos, mãe de Ana Julia Alves, que durante seus 9 meses de vida ficou internada no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha.

Ana Julia nasceu em um hospital de São Mateus apresentando uma cardiopatia congênita complexa. Após o nascimento ela foi transferida para a Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin) do Himaba em estado grave.

Além da gravidade desta cardiopatia, a pequena Ana Julia também apresentou um quadro de desnutrição crônica e hipotireoidismo. A somatória destas enfermidades em um bebê tornou o quadro muito preocupante para os médicos.

Segundo a enfermeira Juliana Ribeiro, que coordena o setor de internação pediátrica do Himaba, em vários momentos a criança chegou a ficar em um estado muito crítico. “Nosso desejo sempre foi fazer com que ela melhorasse para ir para casa, mas durante os dias de internação nós sofríamos muito, pois achávamos que íamos perdê-la devido aos acúmulos de gravidade, mas em nenhum momento desistimos de lutar e acreditar nesta melhora. Tínhamos todos os recursos necessários para a melhora, só dependia de ela responder bem a tudo” contou a enfermeira.

Nesta quinta-feira (24), após nove meses de internação hospitalar, chegou a hora de a vitoriosa Ana Julia ir para casa recuperada. Para a mãe, este é um momento inexplicável. “Faltam palavras para explicar a emoção de tirá-la do hospital. Eu escutei várias vezes que ela era um bebê que poderia morrer a qualquer momento, mas agora é só vitória. Os médicos falaram pra mim que eu posso agradecer, pois é um milagre, disse Thais emocionada.

A mãe acrescentou que, graças ao atendimento e a todo o suporte recebido no Himaba, a filha melhorou. “Graças aos médicos, por toda atenção, às maquinas que tem aqui e que usaram para minha filha respirar. Eu agradeço muito à enfermeira Juliana; aqui no hospital eu só tenho a agradecer”, disse, ainda emocionada.

Também o papai de Ana Julia, Leonardo Alves Silva, 31 anos, não conteve o choro para contar que só pensa em chegar em casa e poder mostrar a filha pela primeira vez para os amigos. “Eu não vejo a hora de entrar pela primeira vez com minha filha em casa, mostrar para os meus amigos e viver feliz com ela e minha esposa”.



Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação

Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba)

comunicacao.himaba@igh.org.br

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard