15/10/2021 19h00

Crianças internadas no Himaba têm atividades especiais e ganham presentes

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), localizado em Vila Velha, celebrou o Dia das Crianças, na última terça-feira (12), com atividades especiais como distribuição de presentes entre os pacientes da instituição, chup-chups nutritivos feitos pela equipe da nutrição, penteados para as meninas e interação na brinquedoteca da nova ala pediátrica.

Além da participação de colaboradores da equipe multidisciplinar do hospital, atualmente gerenciado pelo Instituto Acqua, a data também contou com atuação das ONGs de palhaços voluntários “Residentes do Riso” e “Operários da Alegria”, que visitaram leitos de diversos setores levando música e diversão para os homenageados do dia. Todas as ações foram realizadas respeitando os protocolos de segurança contra a Covid-19.

Glauco Lana, presidente da ONG Residentes do Riso, lembra que a data foi em homenagem às crianças, mas quem ganhou o presente foi o grupo humanizado ao ser convidado pela equipe do Himaba. “Levamos alegria para os pequenos, mas também para os colaboradores que atuam no hospital. São quase dois anos sem poder realizar o trabalho voluntário que tanto amamos e foi um prazer poder voltar a realizá-lo. Ganhamos o nosso dia e reestabelecemos a esperança de dias melhores”, contou.

O diretor-geral do Himaba, Fábio Diehl, que também esteve presente durante a ação, destacou a importância de desenvolver atividades em uma instituição voltada especialmente para o atendimento infantil. “Assim como aconteceu quando inauguramos a brinquedoteca, a proposta de uma celebração neste formato é reforçar o comprometimento do Instituto Acqua em oferecer atendimento humanizado aos nossos pacientes. Ver o sorriso das crianças em meio a um período de tratamento e internação é gratificante, traz ainda mais propósito e nos engrandece como seres humanos”.

Ao visitarem os leitos do Pronto-Socorro do Himaba, uma paciente, em especial, chamou atenção dos palhaços. Keviny Izabel Damacena Rocha, de 5 anos, se mostrou muito empolgada com a visita.

A pequena aguardava a comemoração, ansiosa, desde o dia anterior e, ao receber o presente, não conteve a alegria. O conjunto de xícaras e bule logo foi aberto para a brincadeira, e a chegada dos voluntários com música e dos técnicos da nutrição com os chup-chups fizeram a garotinha ficar ainda mais entusiasmada. Ao final da visita, para a surpresa de todos no quarto, o agradecimento: “muito obrigada por terem feito o melhor Dia das Crianças para gente.”

Após o momento de interação, Renato De Nicola Junior, fundador e presidente da ONG Operários da Alegria, que interpreta o palhaço Eka, demonstrou sua emoção. “Maravilhoso! Quando entramos na enfermaria que a Keviny Izabel estava, vimos a felicidade dela ao ver os palhaços. São crianças assim que nos motivam a seguir com esse projeto. Fiquei sem palavras com tanto carinho que nos foi ofertado naquele instante”, destacou.

Instituto Acqua

O Instituto Acqua é uma Organização Social (OS) sem fins lucrativos com Sede em Santo André, Região Metropolitana de São Paulo. Com 22 anos de história, atua na área de saúde pública e privada em todo o território nacional.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)

Thaís Tomazelli

thais.tomazelli@institutoacqua.org.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard