21/09/2017 18h27 - Atualizado em 21/09/2017 18h31

Crianças se divertem e pais se emocionam em encontro de prematuros

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, realizou nesta quinta-feira (21) o “1º Encontro de Prematuros” da unidade. O evento, organizado pela Unidade Materno-Infantil, reuniu bebês que nasceram no hospital e receberam cuidados na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin). Ao todo, 53 crianças participaram do encontro.

“Estamos muito emocionados, vocês não imaginam a nossa felicidade em reencontrar essas crianças. Trabalhamos diuturnamente para proporcionar a melhor assistência possível e, hoje, conseguimos ver o resultado. Vimos aqui crianças que nasceram com pouco mais de 400 gramas, outras que estiveram internadas por mais de três meses. Estamos muito orgulhosos”, destacou a neonatologista e coordenadora médica da Utin, Silvia Louzada.

De Nova Venécia, a Luciene e o Jocimar trouxeram o Carlos Emanuel. Hoje com 3 anos de idade, o menino nasceu com 705 gramas e ficou internado na Utin do Hospital Dr. Jayme por quase cinco meses. “Quando recebemos o convite não pensamos duas vezes. Se nosso filho está aqui com a gente, correndo, brincando, é graças a essa equipe. Eu não arredei o pé desse hospital e acompanhei todo o trabalho e todo o esforço para salvar a vida dele”, lembrou a mãe, Luciene Mosquem Denoni.

Vestida de mulher maravilha, Agatha Vitória foi para o encontro após sete meses de alta hospitalar. A menina nasceu com 430 gramas e ficou internada por cerca de seis meses. “Eu não tenho palavras para agradecer a toda equipe que acompanhou minha filha. Nem eu mesma acreditava que ela iria sobreviver, mas eles acreditaram e ela está aqui vestida de mulher maravilha, porque ela é uma super-heroína”, completou a mãe, Ayury Gonçalves.

Ao todo, o Hospital Dr. Jayme realizou, ao longo destes quatro anos de funcionamento, mais de 10 mil partos. Desses, 40% foram de bebês prematuros que necessitaram de cuidados intensivos. “Somos referência em maternidade de alto risco, por isso, a taxa de prematuridade é tão acentuada. Vale lembrar que, desses 40% de crianças prematuras, 13% são prematuros extremos, ou seja, bebês que nasceram abaixo das 28 semanas de gestação. Fazer atendimento humanizado com cuidado centralizado na atenção ao nosso pequeno paciente é nossa missão”, completou a neonatologista e coordenadora médica da Utin, Silvia Louzada.

Os cuidados na Utin do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves envolvem uma equipe com mais de 137 profissionais de enfermagem, uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais, além de 55 médicos de várias especialidades como neonatologistas, intensivistas pediátricos, geneticistas, cirurgiões pediátricos, neurocirurgiões e demais profissionais que trabalham por meio de pareceres médicos.

“Para o próximo ano queremos uma festa ainda maior. Queremos abraçar essas crianças e lembrar cada caso. Estamos muito felizes, essa é uma vitória de toda a equipe”, disse a gestora da unidade Materno-Infantil do Hospital Dr. Jayme, Ericka Chiste.

 

 

 

Informações à Imprensa

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Ravane Denadai

(27) 3331-7552

ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard