17/05/2020 09h00

Cuidados com hipertensão arterial em tempos do novo Coronavírus

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Neste domingo (17) é lembrado o Dia Mundial da Hipertensão Arterial, uma data voltada à conscientização da população para a prevenção da doença e o tratamento adequado. Em tempos do novo Coronavírus (Covid-19), o cuidado com a saúde do coração precisa ser redobrado.

A hipertensão arterial é o fator de risco mais comum para doenças do coração. No Espírito Santo, estima-se cerca de 1,3 milhão de hipertensos e a doença é um dos fatores que estão mais presentes nos casos graves do Covid-19.

Segundo dados do Painel Covid-19 divulgados nesta sexta-feira (15), a letalidade para aqueles com doenças cardíacas é de 13,29%. Dos 260 óbitos pela doença no Estado até esta sexta-feira (15), 145 apresentaram comorbidades cardíacas.

Segundo o cardiologista Werther Clay Monico Rosa, referência técnica em Diabetes e Hipertensão da Secretaria da Saúde, é importante que o paciente cardiopata não deixe de dar continuidade ao tratamento que já era realizado antes da pandemia.

“É essencial ao paciente que o tratamento não seja descontinuado. Não há justificativa para deixar de lado os cuidados diários, como medicação, dieta e atividade física, de modo a seguir todos os protocolos de segurança. Além disso, não deixar de procurar o médico em casos de novos sintomas, em caso de a pressão não estar controlando ou de emergências”, informou o cardiologista.

 
Prevenção e controle:

- Manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;

- Não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;

- Praticar atividade física regular;

- Aproveitar momentos de lazer;

- Abandonar o fumo;

- Moderar o consumo de álcool;

- Evitar alimentos ricos em açúcar (carboidratos);

- Manter boa qualidade de sono; 

- Manter as metas para tratamento do diabetes sob controle.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

asscom@saude.es.gov.br  

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard