Curso de Análise de Dados para Qualificação da Gestão na Saúde, Educação e Inovação forma segunda turma

Mais 33 profissionais de saúde concluíram a segunda turma do curso Análise de Dados para Qualificação da Gestão na Saúde, Educação e Inovação, ofertado pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi). As atividades foram finalizadas nesse mês de abril.
O objetivo da formação foi desenvolver competências que permitam aos participantes a condução de estudos, pesquisas e práticas a partir da aplicação da linguagem “R” para análise de dados, com ênfase em transformar dados em informações úteis para a tomada de decisões, aprimorando a gestão, a saúde pública e outras áreas estratégicas.
Concluíram o curso servidores municipais, membros do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), residentes do ICEPi e colaboradores da Fundação iNOVA Capixaba. A formação reafirma o compromisso do ICEPi com a capacitação técnica e a melhoria contínua da gestão pública.
Alguns dos trabalhos realizados no fim da formação trataram de acidentes de trabalho em idosos, análise de dados de mortalidade com o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) do DataSUS; perfil epidemiológico e a adesão ao tratamento antirrábico humano; e a Análise do Indicador das Condições Sensíveis à Atenção Básica (ICSAB).
“Ao longo dos módulos, vimos participantes lidando com seus próprios dados e construindo análises que podem, de fato, influenciar decisões no SUS, na educação e em áreas de inovação. Esse é o nosso maior diferencial: trabalhar com problemas reais e dados locais, o que torna cada entrega mais significativa e potencialmente transformadora. A formação não é apenas sobre aprender R ou estatística — é sobre aprender a olhar para os dados como aliados da gestão e da justiça social”, destacou o coordenador do curso, Marcelo Bragatte.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi